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Investigadores pedem para a Lion Air melhorar sua cultura de segurança

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Os investigadores do acidente com o voo JT 610 da Lion Air, que ocorreu no dia 29 de outubro, pediram durante a divulgação do relatório preliminar uma melhora na cultura de segurança da companhia aérea envolvida.

Essa observação foi divulgada em relação a outro voo, de Denpasar para Jacarta no dia 28 de outubro. Nesta ocasião os pilotos encontraram problemas nas indicações de velocidade e altitude, e tiveram o mesmo problema no sensor de ângulo de ataque, que levou à queda da aeronave horas depois.

Os dados foram registrados por uma caixa-preta da aeronave, e confirmados por comunicações dos pilotos com o controle de tráfego aéreo. Nós escrevemos uma notícia anteriormente sobre esse caso, Clique Aqui para conferir.

Registrando problemas logo no início do voo, os pilotos desativaram o autocompensador do trim, para resolver o problema de estabilidade da aeronave, e seguiram para o destino durante quase 45 minutos através de uma pilotagem manual, com indicações do controle de tráfego aéreo para altitude e velocidade da aeronave. Somente os instrumentos do co-piloto marcavam corretamente as informações.

Três listas de verificação de situações não normais (relativas à velocidade não confiável, desacordo de altitude e falta de estabilidade da aeronave) foram realizadas, mas nenhuma exigiu que a aeronave pousasse no aeroporto mais próximo.

Os investigadores da NTSC recomendaram que a Lion Air melhore sua cultura de segurança em um futuro próximo, pois o voo deveria ter retornado para Denpasar logo após a solução dos problemas de controle da aeronave.

“Esta condição é considerada como de não-aeronavegabilidade e o voo não deve continuar”, disse o Comitê Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia em seu relatório preliminar do acidente.

 

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