Irkut MC-21-300
Foto: Rostec

A Agência Federal do Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) emitiu um certificado de tipo para aeronaves de passageiros para o MC-21-300 da Irkut Corporation (parte da United Aircraft Corporation of Rostec State Corporation).

O Certificado de Tipo confirma a conformidade do MC-21-300 com os requisitos de certificação estabelecidos para aeronaves civis. Ao mesmo tempo, a Agência Federal de Transporte Aéreo emitiu o Certificado de Organização de Projeto para a Irkut Corporation em relação à aeronave MC-21.

“A emissão de um Certificado de Tipo para aeronaves de passageiros MC é o resultado do trabalho realizado pela Agência Federal de Transporte Aéreo, o Registro de Aviação da Rússia e centros de certificação credenciados. Este é o primeiro estágio importante no desenvolvimento da mais recente tecnologia de aviação doméstica. A Agência Federal de Transporte Aéreo está pronta para dar continuidade aos trabalhos de ampliação das condições de operação da aeronave e otimização das estruturas, incluindo a remotorização do motor doméstico PD-14.”– disse Alexander Neradko, Chefe da Agência Federal de Transporte Aéreo.

O MС-21-300 é uma aeronave de médio alcance de nova geração com 163 a 211 assentos. Ele foi projetado para o segmento mais popular de transporte aéreo de passageiros e incorpora os mais recentes desenvolvimentos em engenharia de aviação.

Foto: Rostec

“A obtenção do Certificado de Tipo junto à Agência Federal de Transporte Aéreo é o evento mais importante para o projeto MC-21 e para a indústria da aviação. O documento confirma que a aeronave está pronta para produção e vendas em massa. A aeronave é moderna, bonita, e literalmente de classe mundial, com um grande número de inovações de design e a maior cabine entre seus pares. Tenho certeza de que tanto as companhias aéreas quanto os passageiros irão apreciar”, observou Sergey Chemezov, CEO da Rostec State Corporation.

O MC-21 é a primeira aeronave de médio alcance do mundo a ser equipada com asas compostas. Os compostos perfazem cerca de 40%.

“Na verdade, graças ao MC-21, experimentamos uma revolução tecnológica na indústria aeronáutica russa. Novos materiais para a fabricação da asa foram desenvolvidos e produzidos. O projeto, a produção e o teste de agregados feitos de compósitos foram dominados.”

“Tecnologias avançadas de produção de montagem modular foram introduzidas. Os participantes da cooperação MC-21 foram unidos por um ambiente de informação que fornece design e produção digital. A aeronave é destinada ao segmento de mercado mais popular. Nos próximos 20 anos, a Rússia Só a previsão é que necessite de mais de 800 novas aeronaves deste porte. Depois de provar o excelente desempenho da aeronave no mercado doméstico, iremos para o mercado internacional “, disse Yury Slyusar, Diretor Geral da UAC.

Desde 2021, apenas os materiais domésticos são usados ​​para fazer as asas das aeronaves MC-21-300. A primeira asa composta de fabricação russa foi instalada no MC-21-300 em julho de 2021. Em dezembro de 2021, o primeiro MC-21-300 com asas compostas de fabricação russa iniciou os testes de voo.

“Em 2022, concentraremos nossos esforços na expansão do certificado de tipo para as aeronaves MC-21-300. Em primeiro lugar, concluiremos a certificação de uma aeronave com asa feita de materiais compostos russos. Também testaremos o avião comercial em condições de alta altitude, ventos cruzados fortes e temperaturas baixas e altas. Isso permitirá que a “Rossiya” Airlines opere o MS-21-300 em qualquer zona geográfica “, afirmou Andrey Boginsky, Diretor Geral da Irkut Corporation.

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

 

 

Via: Rostec

DEIXE UMA RESPOSTA