ITA Airways Airbus A350
Foto: Airbus/Divulgação

A ITA Airways iniciou nesta última quinta-feira as suas operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos com o Airbus A350. A aeronave foi adicionada recentemente na frota da companhia, e se destaca pelo nível de conforto a bordo.

O A350 será agora o responsável pelos voos AZ674 e AZ675  entre São Paulo e Roma.

O voo AZ674 decola de Roma às 22h05, pousando em São Paulo às 05h25 do dia seguinte. As operações acontecem sempre às segundas, terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados.

O voo AZ675 decola de São Paulo às 15h25, pousando em Roma às 07h10 do dia seguinte. As operações acontecem sempre às terças, quartas, quintas-feiras, sábados e domingos.

Airbus A350 ITA Airways
Foto: Airbus

A aeronave responsável por cumprir o primeiro voo entre Roma e São Paulo (Guarulhos) foi o Airbus A350 de matrícula EI-IFA. Fabricado em 2019, este foi encomendado pela Hainan Airlines, mas foi devolvido pela empresa chinesa antes mesmo da entrega.

Na frota da ITA o EI-IFA é batizado como “Valentino Rossi”, em homenagem ao piloto italiano que ganhou vários títulos na MotoGP.

O interior deste A350 da ITA Airways está configurado em um layout de duas classes, com 334 assentos, sendo 33 poltronas executivas e 301 econômicas. O avião operapela companhia em regime de leasing, através da ALAFCO.

Nas fotos abaixo podemos conferir que o produto da ITA Airways é bastante similar ao interior do Boeing 787 da LATAM, assim como os novos A330-900neo da Azul Linhas Aéreas.

 

Classe Executiva

ITA Airways Airbus A350
Foto: ITA Airways

Como se tornou padrão em praticamente todas as companhias, a Classe Executiva é distribuída em 1x2x1, garantindo o acesso ao corredor a partir de qualquer assento escolhido. 

Escolhendo tons mais claros, a ITA Airways quer proporcionar uma sensação de leveza e conforto ao passageiro. Os assentos foram projetados pelo designer Walter De Silva.

Os assentos da executiva reclinam 180º, proporcionando uma cama confortável para voos longos, justamente os quais a aeronave será destinada. As cores das poltronas são em tons claros e revestidas em couro com ajuste de cabeça.

No assento há disponibilidade de tomadas para carregar dispositivos eletrônicos, os botões para chamada de comissários e também para acender as luzes ficam nos assentos. Para fazer contraste, o acabamento dos assentos são em uma cor cinza um pouco mais escura.

A parte de baixo as poltronas e uma pequena parte lateral levam a cor azul escura para representar a empresa. Para os assentos centrais, há uma divisória que poderá ser fechada para garantir maior privacidade principalmente se estiver voando com alguém que não conhece.

Toda a cabine de passageiros do Airbus A350 da ITA Airways conta com a nova cabine Airspace da fabricante. As luzes podem ser configuradas de acordo com as situações a bordo. As luzes são em LED e podem ter diversas combinações de cores.

Uma diferença é que há um espaço contínuo no bagageiro para que as luzes também fossem instaladas, sendo assim, proporcionando uma iluminação suave e bem dispersa tanto teto como nos bagageiros, que são relativamente maiores e abrem para baixo.

Para o entretenimento, há uma tela sensível ao toque com diversos filmes, séries, desenhos e programas de TV. A tela é grande e em alta definição, a companhia não detalhou se há conectividade para fones Bluetooth. 

Classe Econômica

Foto: ITA Airways

Para a Classe Econômica a companhia distribuiu os assentos em 3x3x3, escolhendo poltronas finas com a ergonomia mais curvada. As primeiras fileiras da econômica são mais espaçosas, sendo vendidas com um valor a mais pelo espaço.

Os primeiros assentos são semelhantes aos da Executiva da ITA Airways em termos de cores, com a cor bege predominando. As laterais são com duas listras azuis completas que vão até os encostos de cabeça. Todos os assentos possuem encosto de cabeça ajustável.

ITA Airways Airbus A350
Foto: ITA Airways

Os assentos da Classe Econômica da ITA Airways no Airbus A350 também possuem sistema de entretenimento individual com uma tela de alta definição sensível ao toque. 

As mesinhas para o serviço de bordo ou trabalhos, fecha em duas possibilitando um pouco mais de espaço no assento. Há uma diferença de cores para os demais assentos, os encostos de cabeça possuem a cor predominante em azul e uma faixa branca na parte de baixo. 

Os assentos também dispõe de tomadas para carregar dispositivos eletrônicos durante a viagem.