ITA Itapemirim Voos

Apesar da sua limitação de operações, o Aeroporto de Congonhas (SP) receberá a partir deste mês duas estreantes: A Itapemirim e a Total Linhas Aéreas.

As duas companhias aéreas receberam recentemente da ANAC dois slots para cada uma operar voos regulares em Congonhas. A Itapemirim já está comercializando as suas novas rotas, enquanto a Total ainda não iniciou a venda de voos regulares, algo que deve fazer pela primeira vez nos últimos anos.

A Itapemirim Transportes Aéreas anunciou que fará voos a partir do próximo dia 16 de novembro entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A rota se estende para Brasília, e depois o Airbus A320 da companhia segue para Recife.

Aeroporto de Congonhas e parte da sua pista principal no canto direito.

Pesquisando somente entre São Paulo e Rio de Janeiro foi possível encontrar os voos 5610 e 5657, o primeiro parte do Aeroporto de Congonhas às 07h00, e o segundo decola do Galeão às 20h00. Todos os voos têm duração esperada de uma hora.

A Itapemirim solicitou inicialmente voos entre Congonhas e Recife, contudo, a companhia optou por realizar essa operação para o Aeroporto do Galeão.

Já a Total Linhas Aéreas, que atualmente não opera voos regulares, planeja utilizar o ATR para cumprir voos de Congonhas para destinos no interior, como Araraquara (SP), Bauru (SP), Joinvile (SC), Ponta Grossa (PR) e Juiz de Fora (MG). Contudo, as operações só acontecerão a partir de 29 de janeiro, de acordo com a companhia.

 

Quantos slots cada companhia tem em Congonhas?

Atualmente a GOL tem cerca de 256 slots no Aeroporto de Congonhas, com picos de 258 slots. A maior operadora no local comprou a MAP recentemente, com foco nos 20 slots de operação no terminal.

A LATAM vem em segundo lugar, com 236 slots em Congonhas. A Azul tem 43 slots e a Itapemirim tem 2 slots. A Total solicitou seis slots de operação em Congonhas.

Com as novas entrantes, Congonhas terá operações da Azul (incluindo a Azul Conecta), GOL, Itapemirim, LATAM, VoePass e Total Linhas Aéreas. Os slots da VoePass podem ser repassados nos próximos meses para a GOL, devido ao processo de compra da MAP ainda estar em análise pelas autoridades.

Vale ressaltar que a MAP perdeu 6 slots no Aeroporto de Congonhas em 2020, que foram distribuídos igualmente entre a Azul, Itapemirim e Total Linhas Aéreas neste ano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA