Advertisement

Japão finalizará acordo para desenvolver caça de 6ª geração com Itália e Inglaterra

Mitsubishi F-X F-3 Nova geração 6ª geração

O governo japonês deve finalizar em dezembro um acordo para desenvolver seu caça de 6ª geração, o F-X, ao lado da Itália e Reino Unido. O jato será o substituto do Japão para o F-2 Viper-Zero, baseado no F-16.

Inglaterra e Itália já atuam juntas no projeto Tempest, um conceito de caça 6G que também inclui a Suécia como parceira. Os trabalhos, conduzidos pela BAE britânica, buscam o desenvolvimento não só do Tempest, mas sim de um família de sistemas de combate onde o caça é a peça central. 

FCAS Tempest BAE Leonardo Reino Unido Itália
Caça BAE Tempest é peça central do FCAS. Imagem: Ministério da Defesa do Reino Unido

Segundo informações do jornal japonês Asahi, um acordo formal entre Tóquio, Roma e Londres deve ser assinado no próximo mês. Ao mesmo tempo o Japão vai revisar o documento dos “Três Princípios sobre Transferência de Equipamentos de Defesa”, o que permitirá a exportação do caça no futuro. 

O F-X, também chamado de F-3, será desenvolvido pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI) ao lado da BAE, com participação da italiana Leonardo. Os motores do caça serão projetados em conjunto pela IHI Corporation japonesa, a Rolls Royce do Reino Unido e a Avio italiana. A previsão é de que o jato de 6ª geração seja implantado a partir de 2035, quando a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) começará a dar baixa nos F-2. 

Caça Mitsubishi F-2 da Força Aérea de Autodefesa do Japão, armado com mísseis antinavio ASM-2 (Type 93) e mísseis ar-ar AAM-3.
Caça Mitsubishi F-2 da Força Aérea de Autodefesa do Japão, armado com mísseis antinavio ASM-2 (Type 93) e mísseis ar-ar AAM-3. Foto: JASDF.

O acordo como um todo vai além do F-X, e estreita os laços de defesa principalmente entre Japão e Inglaterra. O desenvolvimento do F-X também marca a primeira vez que Tóquio trabalha em um projeto militar tão importante sem a participação direta do seu maior aliado, os Estados Unidos. 

Em recentes conversas por telefone, o novo Primeiro Ministro britânico Rishi Sunak e seu colega japonês Fumio Kishida concordaram em “forjar uma relação bilateral ainda melhor”, bem como “acelerar a consulta para uma assinatura antecipada de um Acordo de Acesso Recíproco (RAA)”, diz o Ministério de Relações Exteriores do Japão. O RAA facilitará a logística e os exercícios militares conjuntos entre britânicos e japoneses. O acordo também busca facilitar o processo de entrada de tropas de um país no outro. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: 6ª geração, F-X, ITÁLIA, Japão, Reino Unido, usaexport