Advertisement

Japão recebeu o seu primeiro E-767 AWACS modernizado

USAF Japão JASDF E-767 AWACS

A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) recebeu a sua primeira unidade modernizada do Boeing E-767 Airborne Early Warning (AWACS). A entrega foi realizada na base aérea da USAF de Hanscom, em Massachusetts. 

Denominado de MCU (Mission Computing Upgrade), o E-767 da JASDF recebeu novos sistemas eletrônicos, investimento de US $870 milhões que deverá também contemplar outras três aeronaves do mesmo modelo. O E-767 do Japão é uma espécie de avião radar espião, servindo no apoio do controle aéreo.

Curiosamente, o radar que serve para monitoramento possui um formato oval, que gira durante o seu funcionamento. O E-767 AWACS é considerado o sucessor do Boeing E-3 Sentry, avião baseado no veterano Boeing 707 que tem sido bastante utilizado pela OTAN para dar suporte aos ucranianos contra a Rússia, avião que também recebeu melhorias significativas para o seu funcionamento até os dias atuais. 

 

 
 
A JASDF faz parte do programa AWACS desde 1998. Anteriormente, os jatos foram atualizados com o Programa de Melhoria do Sistema de Radar e a Atualização do Sistema de Navegação da Missão por meio de um contrato da Força Aérea com a Boeing em 2006. A Força Aérea de Autodefesa do Japão opera cerca de 777 aviões, dos quais 424 são aviões de combate.

 

Por fim, a JASDF anunciou que uma segunda unidade do E-767 foi enviada aos EUA para ser modernizada, com o foco em proteger o seu espaço aéreo contra violações por parte da China e Rússia. 

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Boeing 767, E-767, JASDF, usaexport, USAF