UH-2 Japão helicóptero subaru
Foto: Subaru.

A Subaru realizou no dia 19 de maio o primeiro voo de um helicóptero UH-2 de produção, destinado ao Exército de Autodefesa do Japão (JGSDF). 

Segundo o fabricante, o helicóptero decolou do aeródromo de Utsunomiya sob os comandos de um piloto de testes da própria companhia. Após um voo de 30 minutos, o UH-2 pousou com segurança no mesmo aeródromo.

“No futuro, continuaremos a realizar vários testes de voo internos para entrega à Força de Autodefesa Terrestre”, disse a Subaru em comunicado. O helicóptero é fabricado na Aerospace Company Utsunomiya Seisakush, Cidade de Utsunomiya, Prefeitura de Tochigi.

Foto: @abebe_8668_ace

Em 2015, a Bell-Subaru foi selecionada para fornecer 150 novos helicópteros à aviação do JGSDF, superando uma proposta da Kawasaki-Airbus. Os novos helicópteros vão substituir os antigos UH-1J Huey.

O UH-2 é baseado no Bell 412 EPI, mas recebe uma série de modificações específicas para o Exército Japonês. O JGSDF usará seus UH-2 em missões de inserção e extração de tropas, busca e resgate, vigilância e transporte utilitário.

O helicóptero será equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6T-9 acoplados a uma robusta caixa de engrenagens do rotor principal. Cada motor integrará controles eletrônicos de última geração (ECS) e fornecerá uma potência máxima de decolagem de 1.800 shp (1.342 kW).