Textron Cessna Citation Longitude patrulha marítima MPA
Variante de patrulha do Citation Longitude foi apresentada pela Textron Aviation. Imagem: Textron/Divulgação.

O Citation Longitude, jato executivo da Cessna, poderá logo se tornar um avião militar. A Textron Aviation, detentora da Cessna, apresentou na quarta-feira (20) uma proposta onde o Longitude é adaptado para missões de patrulha e esclarecimento marítimo (MPA). 

Com a nova variante, o avião teria sua luxuosa cabine adaptada para receber dois consoles de missão, outros quatro assentos para observação e três estações de armazenamento. Na fuselagem, um grande radome e um sensor EO/IR seriam instalados. 

Textron/Divulgação.

“O jato Cessna Citation Longitude oferece um excelente valor para operações de Missões Especiais devido ao seu custo de aquisição e custo de operação combinado com excelente velocidade, alcance e capacidade de carga útil”, disse Bob Gibbs, vice-presidente de Vendas de Missões Especiais da Textron. 

“A Textron Aviation desenvolveu e certificou provisões de fábrica para vários equipamentos de missão de apoio a missões de patrulha e vigilância marítima, maximizando o valor das operações em todo o mundo.”

Textron-Cessna Citation Longitude.

Segundo a companhia, o jato tem uma autonomia máxima de oito horas e alcance máximo de 3.500 milhas náuticas. O Citation Longitutde MPA recebe um radome transmissivo para radares marítimos, carenagem Beyond Line of Sight (BLOS), Electro-Optical/Infra-Red (EO/IR) sensor de elevação e iluminação opcional compatível com Night Vision Goggle (NVG), tornando-o ideal para missões de vigilância em terra e água, realização de busca e salvamento, patrulha de fronteira, monitoramento de pesca e muito mais.