Blue Origin Espaço
Blue Origin - New Shepard

Nesta próxima terça-feira (20) é o dia de mais um bilionário, Jeff Bezos da Amazon, realizar um pequeno voo suborbital com alguns minutos em gravidade zero.

O lançamento será realizado no oeste do Texas (EUA) utilizando o foguete reutilizável New Shepard da Blue Origin, empresa espacial fundada por Bezos em 2000. O voo é suborbital, parabólico e ficará 11 minutos em microgravidade.

A bordo estarão Jeff Bezos, o seu irmão Mark Bezos, a aviadora que participou da Mercury 13 Wally Funk, de 82 anos, e o estudante de física de 18 anos Oliver Daemen.

Funk será o ser humano com maior idade a fazer um voo ao espaço, e Daemen será o mais novo até o momento. Logo, além de ser o primeiro voo da Blue Origin com humanos, este estabelecerá mais dois recordes.

O foguete reutilizável New Shepard vai concorrer diretamente com os voos também suborbitais da Virgin Galactic, de Richard Branson, que realizou seu primeiro transporte de passageiros alguns dias atrás.

A empresa disse que recebeu mais de 5200 lances no leilão, a partir de 136 países somente na primeira rodada do leilão, cujo lance mais alto não foi divulgado.

A combinação foguete e cápsula New Shepard foi projetada para voar de forma autônoma com seis passageiros em uma altitude superior a 100 km, já fora da atmosfera terrestre e acima da Linha de Karman.

O lançamento será às 10h00 (horário de Brasília) e transmitido pelo site da Blue Origin (blueorigin.com).

Confira abaixo uma curta conversa de Jeff Bezos com Wally Funk, uma aviadora que entrou para o programa espacial na década de 60, porém, nunca foi ao espaço mas teve uma grande contribuição com o início da exploração espacial.

 

DEIXE UMA RESPOSTA