Advertisement

Jumbos da Coreia do Sul serão os futuros “aviões do fim do mundo” da USAF

Korea Air vai vender cinco jatos Boeing 747-8 para a Sierra Nevada Corp., que serão os novos 'Aviões do Fim do Mundo' dos Estados Unidos. Foto: Petr Šoustal

Dias após ser anunciada como vencedora de um contrato bilionário para fornecer o novo “avião do fim do mundo” para os Estados Unidos (USAF), a Sierra Nevada Corporation (SNC) vai comprar cinco Boeing 747-8 da Korean Air. 

Segundo a Reuters, a principal aérea da Coreia do Sul informou a venda das aeronaves em documento de troca na quarta-feira (08). Conforme o documento obtido pela agência, os 747 serão vendidos à SNC em setembro de 2025, em um negócio avaliado em US$ 674 milhões. O acordo também segue o plano da Korean Air de se desfazer de aeronaves mais antigas e substituí-las por aeronaves de geração mais nova. 

Na última semana, a USAF anunciou a Sierra Nevada como vencedora da licitação de US$ 13 bilhões para desenvolver e entregar o substituto do E-4B Nightwatch. Conhecido como Avião do Fim do Mundo, o jato é um 747-200 em serviço com a Força Aérea dos EUA desde a década de 1970. Quatro desses aviões estão em serviço. 

O E-4B Nightwatch, popularmente conhecido por Avião do Fim do Mundo ou avião do Apocalipse. Foto: USAF.

O Jumbo de passageiros, um dos mais clássicos aviões da Boeing, foi adaptado para se tornar um posto de comando aéreo, recebendo o Estado-Maior dos EUA em caso de catástrofes de grande vulto ou mesmo guerras nucleares. Por isso, o E-4 recebeu os infames apelidos de Avião do Fim do Mundo ou Avião do Apocalipse. 

Para saber mais sobre esta aeronave e sua contrapartida russa, confira este artigo especial do Aeroflap clicando aqui. 

A própria Boeing, que tem passado por perrengues, abandonou a disputa, restando apenas a SNC, uma empresa de médio porte que acabou levando o contrato. Agora, a empresa tem até 2032 para projetar e entregar o ‘novo’ E-4 à USAF. 

Parceira da Embraer

Desde 2013 a Sierra Nevada mantém uma parceria saudável com a Embraer Defesa & Segurança. A firma norte-americana produz nos EUA os turboélices de ataque A-29 Super Tucano para contratos financiados pelo governo dos Estados Unidos, como o que forneceu aviões para o Afeganistão e para a própria USAF.

Parceira da Embraer, SNC produz o A-29 Super Tucano nos Estados Unidos. Foto: Sierra Nevada Corporation.

Em fevereiro, SNC e Embraer realizaram uma demonstração conjunta do A-29 para a Força Aérea de Gana (GAF). Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior da GAF, Vice-Marechal da Aeronáutica Frederick Asare Kwasi Bekoe, expressou entusiasmo com a exibição e disse que “a parceria com a SNC e a Embraer foi oportuna, considerando que o A-29 Super Tucano era uma plataforma ofensiva estratégica para melhorar a postura dissuasora e ofensiva da Força.”

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: 747, Avião do Fim do Mundo, Korean Air

Sair da versão mobile