KC-390 Millennium transporta 19 toneladas de oxigênio para o Amapá (AP)

Na madrugada dessa segunda-feira (22), uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o Estado do Amapá (AP).

O FAB 2854 decolou às 03h25 (horário de Brasília), da Base Aérea de Belém (BABE), com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que corresponde a 19.572 quilos de carga. O pouso, em Macapá (AP), ocorreu às 04h15 dessa segunda-feira (22). A missão ocorre em apoio à Operação COVID-19.

Estamos contando com todo o apoio da Força Aérea tem nos dado para que esse material chegue ao estado do Amapá e seja encaminhado aos pacientes nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento”, disse o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Estado do Amapá, Roberto Bauer.

Na madrugada desta terça-feira (23) foram transportados mais 257 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para o Estado do Amapá.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

 

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: Tenente Vasconcelos/BABE; Tenente Jailton e Sargento Galardo do DTCEA/MQ