Advertisement

Kim Jong Un conhece de perto o Su-57 Felon da Rússia

Kim Jong Un conheceu cockpit do caça Su-57 Felon. Foto: Governo Russo/Divulgação.

O líder da Coreia do Norte Kim Jong Un conheceu detalhes do mais avançado avião de combate da Rússia, o Sukhoi Su-57 Felon, durante uma visita guiada à fabrica da aeronave na última sexta-feira (15). 

A visita faz parte da viagem de Kim à Rússia, a primeira desde 2019, e que tem levantado preocupações da comunidade internacional, uma vez que tem sido focada cada vez mais em armas. Moscou e Pyongyang tiveram uma forte aproximação nos últimos 18 meses por conta da guerra na Ucrânia. Os russos recorreram aos norte-coreanos para repor munições de artilharia aos estoques. 

Kim foi recebido na planta de aviação de Komsomolsk-on-Amur, onde são fabricados os Su-57, Su-35, Su-30 e demais aeronaves civis e militares, e conheceu os processos de fabricação e montagem dos aviões. Ele inspecionou o cockpit do Su-57, primeiro caça stealth desenvolvido pela Rússia e o único em serviço e também observou a demonstração de um Su-35 Flanker-E. 

Mikhail Degtyarev, governador regional, enfatizou as ligações históricas entre os dois países. “Nossos pais e avós lutaram juntos contra o militarismo japonês, o nosso país apoiou a Coreia do Norte na sua luta contra as ambições imperialistas dos Estados Unidos na década de 1950 e hoje enfrentamos em conjunto a pressão do Ocidente coletivo.” 

A viagem solidificou ainda mais as relações russo-norte-coreanas, já que o vice-primeiro-ministro Denis Manturov acompanhou Kim durante a viagem. Manturov partilhou a sua opinião sobre o assunto, destacando o potencial de cooperação entre os dois países, particularmente no setor da aviação. “Mostramos uma das nossas principais fábricas de aeronaves ao líder da Coreia do Norte”, afirmou Manturov num comunicado oficial do Gabinete Russo. “Estamos vendo potencial de cooperação na fabricação de aeronaves e outras indústrias, o que é particularmente importante para resolver a tarefa dos nossos países de alcançar a soberania tecnológica.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coréia do Norte, Rússia, SU-57, usaexport