LABACE 2022: ANAC fortalece diálogo com agentes do setor

ANAC LABACE
Foto: ANAC/Divulgação

Encerrou-se nesta quinta-feira, 11 de agosto a Labace 2022, (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition), maior feira de aviação da América Latina, que foi realizada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) marcou presença nos três dias da feira, apresentando novidades para o setor e fortalecendo o contato com seus públicos.

Após dois anos sem edições por conta da pandemia de covid-19, a Associação da Brasileira da Aviação Geral (ABAG), organizadora da feira, promoveu um ambiente para a troca de experiências e retomada do contato entre os agentes do segmento.

Nesse sentido, o estande da Agência na feira esteve ocupado por técnicos e especialistas da Superintendência de Padrões Operacional (SPO), da Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL) e da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR) para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.

A ANAC também promoveu conversas temáticas sobre:

  • Programa de Manutenção da Aeronavegabilidade Continuada (PMAC);
  • Compartilhamento de aeronaves – Subparte K do RBAC 91;
  • Fatoração de pista – IS 91-014.

Durante a feira, foram apresentadas duas novas iniciativas para facilitação do entendimento sobre certificação e transformação digital. A primeira novidade é a série de guias VOE 135, que tem o intuito de ajudar o interessado a se certificar como táxi-aéreo.

A iniciativa é composta de um guia base do processo e materiais específicos para cada um dos programas e manuais requeridos. Leia sobre o lançamento do Guia VOE 135 (clique para acessar).

A ANAC também apresentou ao público a página do Programa de Transformação Digital (PTD) criada para auxiliar operadores aéreos e organizações de manutenção no processo de transformação digital. O site reúne orientações sobre como solicitar autorização da Agência para o uso de sistemas digitais para registros de operações e de manutenção, além de contar com uma lista de softwares já autorizados pela ANAC. Leia sobre o lançamento da página do PTD (clique no link para acessar).

Ainda durante a feira, a ANAC também apresentou o RAB Digital, com destaque para todas as novidades e simplificações trazidas pela digitalização dos processos do registro aeronáutico, bem como o Guia RAB, uma cartilha orientativa sobre os procedimentos para obtenção de informações sobre aeronaves brasileiras totalmente autônoma. Leia sobre o Guia RAB. (Clique no link para acessar).

 

Via: ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.