Advertisement

LATAM amplia sua liderança de mercado no Brasil em agosto, aponta ANAC

LATAM Brasil voos carnaval passageiros Promoção Promo Sinop ofertas Vacinas Dengue Ministério da Saúde SUS

A Agência Nacional de Aviação Civil acaba de confirmar que a LATAM ampliou a sua liderança no setor aéreo brasileiro no mês de agosto deste ano. Segundo os dados consolidados da ANAC, a companhia registrou 38,3% de participação no mercado doméstico, superando o índice de 37,6% em julho deste ano. Na operação internacional no Brasil, a LATAM também liderou o mercado com participação de 23,7%¹.

Mais eficiente e competitiva, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021 em RPK². O índice é calculado pela ANAC considerando a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

 

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM
 

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.

No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima).

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

 

PRÓXIMOS PASSOS DA LATAM
 

A LATAM lidera o mercado brasileiro desde 2021, segundo a ANAC, e continuará avaliando todas as oportunidades para investir de forma sustentável e oferecer um produto atrativo para todos os tipos de viajantes. Em 2023, a LATAM ainda vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).

Para oferecer o melhor produto aos clientes, a LATAM dará prosseguimento ao seu processo de transformação digital, que já reduziu em até 50% o tempo de atendimento ao cliente nos aeroportos, e também ao seu novo cardápio de voos internacionais, que valoriza os sabores do Brasil e empodera mulheres brasileiras que são talentos da gastronomia.

Além disso, a LATAM é e será cada vez mais um ativo social e ambiental para o Brasil. A companhia está trabalhando para ser uma companhia carbono neutro até 2050 e pretende incorporar 5% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) nas suas operações até 2030. A LATAM também assumiu o compromisso de eliminar totalmente o plástico de uso único de suas operações até o final de 2023 (já alcançou índice de 82% de eliminação).

No Brasil, a LATAM também já reaproveitou 30 toneladas de uniformes usados no Brasil por meio de projeto de upcycling (reutilização criativa). Por fim, o Avião Solidário, o programa da LATAM para transporte gratuito de pessoas, órgãos para transplante, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais, acaba de alcançar a marca de mais de 140 milhões de pessoas beneficiadas somente no Brasil.

 

¹ Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.

² RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.