O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) apresentou na última quinta-feira (08) uma proposta inicial da LATAM Brasil para diminuir a remuneração dos seus tripulantes, como parte do seu planejamento de reestruturação.
Na proposta inicial apresentada pela LATAM está uma redução de 20% folha de pagamento dos seus tripulantes, sem redução mais agressiva temporariamente, como as realizadas pela Azul e GOL, e sem muito impacto na remuneração base.
Além disso, a LATAM aceitou negociar manter a remuneração com base do modelo por contagem de quilômetros voados. Para os pilotos, a LATAM também propôs trocar o modelo de gratificação por senioridade e equipamento para um modelo com remuneração por auxílios, como vale alimentação e refeição, além de abono salarial.
Para os comissários(as) de bordo, a LATAM pode manter a gratificação por equipamento voado e senioridade, no entanto, aos novos admitidos a partir de 2021 a empresa quer extinguir esse benefício. Em contrapartida, a LATAM deve oferecer aos novos contratados a garantia de não demissão, por um determinado número de meses que ainda será listado.
Uma nova reunião entre o SNA e a LATAM foi agendada para o dia 13 de outubro, onde as partes devem ampliar as conversas sobre esse acordo.
Se aprovado pelo sindicato e a aérea, este ainda deve ser submetido ao TST para verificar a legalidade do acordo, e depois ir para votação dos tripulantes. Se aprovado pelos tripulantes, este passa a ser o novo modelo de remuneração após todas as formalizações.
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