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LATAM Brasil faz proposta para comprar parte operacional da Avianca Brasil

A LATAM Brasil, uma afiliada da LATAM Airlines Group SA, anunciou hoje (03/04) que foi abordada pela Elliott Associates LP, Elliott International LP e Manchester Securities Corporation (conjuntamente “Elliott”), os maiores credores da dívida da Oceanair Linhas Aéreas SA (“Oceanair”) e AVB Holding SA (conjuntamente “Avianca Brasil”), para participar de uma proposta de reestruturação dessas empresas.

Como parte da reestruturação proposta, sujeita ao cumprimento de certas condições, a LATAM Airlines Brasil comprometeu-se em fornecer à Avianca Brasil empréstimos no valor de pelo menos US$ 13 milhões para financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das operações.

Frota da LATAM Brasil é bem semelhante à frota da Avianca Brasil.

A LATAM Airlines Brasil concordou em apresentar uma oferta no próximo leilão para pelo menos uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), juntamente com seus respectivos ativos (incluindo, entre outros, contratos, certificados operacionais, permissões e slots), da proposta de reestruturação da Elliot, no valor mínimo de US$ 70 milhões.

Toda e qualquer aprovação governamental e antitruste necessária para a aquisição da UPI deverá ser fornecida previamente ao fechamento de qualquer transação em favor da LATAM Airlines Brasil. A data de encerramento não pode ser confirmada neste momento.

No total a Avianca Brasil já acumula uma dívida de R$ 2,7 bilhões com seus credores, mas começou a RJ apresentando uma dívida de aproximadamente R$ 500 milhões.

 

Proposta da Azul

Anteriormente a Azul também apresentou uma proposta para comprar a UPI Life Air, por US$ 105 milhões, dando direito de compra para a Azul na hora do leilão. Ou seja, em caso de empate de propostas, a Azul teria a vantagem competitiva para levar o negócio. 

O acordo da Avianca com a Azul possibilitaria que a companhia expandisse seus negócios em Congonhas e Guarulhos, concorrendo diretamente com a GOL e a LATAM.

Se no leilão a compra da UPI Life Air pela Azul for aprovada, o processo pode levar até 120 dias para passar toda a UPI Life Air para a posse da Azul.

A UPI incluirá ativos selecionados pela Azul como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70 pares de slots e aproximadamente 30 aeronaves Airbus A320.

 

GOL firma acordo para participar do processo de aquisição de ativos da Avianca Brasil

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: avianca, Avianca Brasil, crise, LATAM