A LATAM Cargo iniciou a implementação do sistema CROAMIS, desenvolvido pela empresa indiana WIPRO.

A solução substituirá o conjunto de sistemas de carga por um sistema único que abrangerá todas as funcionalidades do negócio, desde a etapa de planejamento até a cobrança. A expectativa é de que esteja disponível para o negócio internacional no final de 2019 e para os mercados domésticos em 2020.

Além de fornecer mais e melhores ferramentas aos clientes, este novo sistema terá como resultado o aumento da eficiência ao padronizar processos através de diferentes regiões e a redução de custos, por ser um modelo de Software as a Service (SaaS).

Devido à relevância do projeto, 45 pessoas estarão dedicadas exclusivamente a sua execução, com o apoio indireto de mais de 100 funcionários. Uma vez implantado, até o final de 2020, a LATAM Cargo terá uma das plataformas de sistemas mais modernas e sofisticadas do mundo.

“Manter nossa posição de liderança no mercado de carga aérea de, para e entre a América Latina exige que continuemos evoluindo e inovando cada vez mais. Para isso, ter uma plataforma tecnológica robusta, moderna e eficiente é fundamental para a nossa competitividade no mercado de carga aérea. O sistema de gerenciamento de carga CROAMIS da Wipro não apenas nos permitirá satisfazer as necessidades de nossos clientes, como nos permitirá enfrentar diversos desafios no futuro. Além disso, a implantação desse novo sistema aumentará nossa confiabilidade e otimizará nossa estrutura de custos. A plataforma CROAMIS atenderá a todos os nossos requisitos para dar um grande salto em nossos mercados doméstico e internacional”, afirma o CEO da LATAM Cargo, Andrés Bianchi.

“É uma honra receber a LATAM Cargo para a comunidade de usuários do CROAMIS. Com o CROAMIS estamos realizando uma transformação digital no mercado mundial de carga aérea, que até agora era comum apenas no segmento do transporte aéreo de passageiros. A Wipro reuniu uma equipe de profissionais altamente qualificados do setor de carga aérea, de todo o Mundo, apoiados por um grupo de profissionais especializados em tecnologia para construir uma base sólida e escalável para a comunidade CROAMIS”, afirma Deviprasad Rambhatla, vice-presidente e chefe global para os segmentos de Viagens, Transporte, Hospitalidade e Setor Público da Wipro Limited.

Esta transformação trará consigo uma série de vantagens. A solução proporcionará à empresa maior agilidade para satisfazer as necessidades de seus clientes, gerando uma contribuição de extrema importância para sua cadeia de valor. Uma vez implementado o CROAMIS, os clientes contarão com um novo sistema de tracking, mais e melhores ferramentas de autoatendimento tais como: e-booking, e-claims e e-rates.

Além disso, a substituição de vários sistemas melhorará a confiabilidade e uptime; o produto será flexível podendo ser modificado de acordo com as necessidades da indústria e permitirá a fácil adoção de novas tecnologias. Finalmente, o CROAMIS possibilitará um aumento substancial na eficiência da empresa ao reduzir a quantidade de sistemas que utiliza e a infraestrutura associada.

“O sistema end to end vai transformar a forma de trabalhar, internamente, com nossa operação, como também a maneira de nos relacionarmos com nossos clientes. Além disso, estaremos alinhados com o padrão mundial da indústria de transporte aéreo que, por sua vez, nos dará a oportunidade de sermos mais eficientes oferecendo mais autonomia e transparência aos nossos clientes”, completa Bianchi.

O projeto iniciou no final de 2017 e será implementado de forma gradual até o final de 2020.