Advertisement

LATAM define a primeira base do Airbus A321XLR

LATAM A321neo A321XLR base Lima Peru

Cotado para assumir voos internacionais, o Airbus A321XLR permitirá o uso do avião de corredor único em rotas antes inimagináveis. Neste sentido, a LATAM, conhecida por operar aeronaves Airbus de longa data, parece ter definido a primeira base da variante do A321.

Segundo informações do jornalista Edward Russel, o CEO da LATAM, Roberto Alvo, afirmou ontem (20) durante o evento Routes Americas 2024 que os primeiros A321XLR da companhia ficarão baseados em Lima, no Peru, onde serão usados para voos até os Estados Unidos.

Por contar com um alcance de 5.400 milhas náuticas (aprox. 8.690 km) , a LATAM poderá empregar o A321XLR facilmente para qualquer destino dentro dos EUA. Especula-se também que o A321XLR tenha o mesmo tipo de operação a partir do Brasil, operando, por exemplo, Brasília-Miami, rota antes operada pelo Airbus A330-200 e o Boeing 767-300.

Com 10 unidades do A321XLR encomendados conforme dados da ch-aviation, ainda não se sabe quando a LATAM receberá a primeira unidade. Contudo, as primeiras rotas contempladas com o novo avião saindo de Lima deverão ser Nova York, Los Angeles, Miami e Atlanta, podendo encerrar em definitivo o uso do 767-300 no transporte de passageiros, algo que aconteceu recentemente na LATAM Brasil.

Do lado da Airbus, o fabricante espera estrear o A321XLR comercialmente ainda no segundo semestre deste ano, pouco mais de um ano após o cronograma inicial antes estabelecido.

 

Leia também: 

 

 

Com informações: ch-aviation

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: A321neo, A321XLR, Airbus, Companhias Aéreas, Grupo LATAM, LATAM