A LATAM Airlines foi nomeada a Companhia Aérea Oficial dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Lima 2019, que serão realizados pela primeira vez no Peru, entre 26 de julho e 11 de agosto e de 23 de agosto a 1º de setembro, respectivamente. A companhia será responsável pelo transporte das delegações de atletas, técnicos e líderes de treze países, incluindo o Brasil, que competirão na mais importante festa esportiva do continente.

O acordo foi assinado ontem (11/03) em Lima entre os presidentes da Panam Sports, Neven Ilic; da Lima 2019, Carlos Neuhaus Tudela; e o gerente geral da LATAM Airlines Peru, Manuel van Oordt.

Como parte do acordo, a LATAM transportará um total de 818 pessoas que fazem parte da delegação brasileira, de um total de 4.904 representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, México, Costa Rica, Cuba, República Dominicana e Haiti.

“A LATAM é uma das companhias aéreas mais importantes do mundo, por isso estamos orgulhosos de ser a Companhia Aérea Oficial dos Jogos e de poder transportar nossos atletas para esse grande festival esportivo continental que vamos receber em julho”, afirma Neven Ilic, presidente da Panam Sports.

Carlos Neuhaus Tudela, presidente da Lima 2019, acrescentou que este acordo consolida dois importantes marcos na organização do evento: a chegada de atletas de destaque e a Tocha Pan-Americana.

“Lima 2019 será um festival esportivo e, ao mesmo tempo, cultural, que permitirá que o Peru seja visto aos olhos do mundo. Na condição de anfitriões, oferecemos aos atletas uma infraestrutura esportiva com padrões de qualidade e, paralelamente, um programa cultural. O sucesso dos Jogos será a melhor experiência que atletas e visitantes poderão ter, e também um legado para os peruanos”, completa Tudela.

“Para a LATAM, participar dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 como Companhia Aérea Oficial representa a oportunidade de estar perto dos atletas latino-americanos mais destacados, levá-los a realizar seus sonhos e a celebrar seus esforços e dedicação. Somos a companhia aérea que conecta a América Latina, sua cultura e sua diversidade ao mundo, e temos uma grande oportunidade de mostrar a todos do que a região é feita, a capacidade de seu povo e sua paixão pelo esporte. Por isso, “¡Arriba Latinoamérica!”, celebra o gerente geral da LATAM Airlines Peru, Manuel van Oordt.

A LATAM também será responsável por transportar a Tocha Pan-Americana, cujo tour começará nas ruínas de Teotihuacán, no México, e seguirá até Machu Picchu, onde começará sua jornada pelo Peru. Graças ao acordo, um grupo de representantes selecionados pela LATAM acompanhará o caminho da Tocha pelas principais cidades do país até que a chama dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 seja acesa no dia da abertura.

O XVIII Jogos Pan-Americanos Lima 2019 serão realizados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, com a participação de 6.680 atletas de 41 países das Américas, que competirão em 39 modalidades esportivas e 62 disciplinas, das quais 23 serão classificatórias para Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Doze dias após o encerramento dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, os Jogos Parapan-Americanos serão realizados de 23 de agosto a 1º de setembro. Comemorando em Lima sua sexta edição, o evento reunirá 1.890 atletas de 33 países, que competirão em 17 modalidades esportivas e 18 disciplinas com qualificação direta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.