Plena reposição da oferta em relação ao ano anterior (preenchendo a saída de uma companhia do mercado), incluindo expressivo reforço de capacidade, com mais de 6 mil voos extra e 1 milhão de assentos adicionais em rotas domésticas e internacionais durante os meses da alta estação de Verão.

Estas são as perspectivas das integrantes da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) para o período nobre da aviação e do turismo, de dezembro a março, quando as viagens de lazer se intensificam, com a chegada das férias e do calor, somando-se aos deslocamentos mais constantes do público profissional.

Os dados e expectativas otimistas foram apresentados ontem (6/11) pelos principais executivos do setor aéreo durante o evento de entrega do Prêmio ABEAR de Jornalismo e de fotografia de aviação (Prêmio Spotters), em Brasília, que contou com o anúncio da malha sazonal 2019/2020. A ABEAR reúne as companhias GOL, LATAM, MAP, TWOFLEX e VOEPASS.

Em relação aos voos domésticos, as operações extra reforçam a conectividade em todas as regiões do país, mas especialmente entre destinos turísticos do Nordeste, em evidência nessa época, e as localidades emissoras de visitantes.

Há pelo menos uma dúzia de rotas inéditas na malha aérea da temporada. Para os deslocamentos internacionais, o incremento inclui rotas que ligam o Brasil a países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile e Peru, além dos EUA.

Cada companhia estará fazendo em breve o detalhamento específico de suas operações para o período.