LATAM Embarque Biométrico
Foto: LATAM/Divulgação

A LATAM realizou na manhã de hoje (12/08) o primeiro embarque oficial com reconhecimento facial biométrico do Aeroporto de Brasília, um dos principais hubs (centros de conexão) da companhia. 

Com a presença de autoridades e convidados, o voo LA3293 com destino ao Rio de Janeiro/Santos Dumont foi o escolhido para representar o uso dessa nova tecnologia.

De todos os seis aeródromos já testados, a LATAM foi a aérea que mais auxiliou o programa, realizando o embarque de 1.320 passageiros até agora.

A companhia manterá até dois voos diários dedicados aos testes do Embarque + Seguro na capital federal até que a biometria possa ser adotada de maneira permanente.

LATAM Embarque Biométrico
Foto: LATAM/Divulgação

Estamos comprometidos com inovações que contribuam para a diminuição de filas e tornem a jornada do viajante mais rápida, segura e autônoma. Além disso, o aeroporto de Brasília é um parceiro de longa data que sempre nos apoia em projetos de inovação e desenvolvimento de novos serviços. Hoje, somos a companhia aérea líder em Brasília, com mais de 50% dos voos do aeroporto, o que nos dá uma ampla amostra de diferentes públicos e mercados para testar novas funcionalidades.”, afirma Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.

A importância de Brasília para os negócios da LATAM e a retomada gradual da demanda pelo serviço aéreo em consequência do avanço da vacinação fizeram a  companhia aumentar em 24% (de 56 para 69) o número de decolagens diárias em Brasília a partir de novembro deste ano, na comparação com a operação atual agora de agosto.

 

Sobre o compromisso da LATAM com a inovação

LATAM Airlines

A liderança da LATAM na testagem do programa Embarque + Seguro é mais um capítulo do compromisso da companhia com a inovação. A primeira fase do Projeto de Inovação Tecnológica da LATAM iniciado em fevereiro deste ano, por exemplo, já está atingindo seu principal objetivo: oferecer aos clientes da companhia uma experiência mais digital, intuitiva e contactless.

Em apenas cinco meses, houve redução de mais de 50% do uso do call center para as funções mais básicas, como compra e remarcação de passagens, assim como um ganho de aproximadamente 40% no tempo estimado para a compra de um bilhete para os clientes que estão usufruindo da nova experiência.

Hoje, cerca de 40% de todos os clientes da LATAM no Brasil são usuários frequentes da nova experiência digital, que focou sua primeira fase em quatro pilares: novo fluxo de compra no site; conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas e check-in automático. 

Dando continuidade ao projeto, a LATAM acaba de anunciar a segunda fase dessa empreitada, com o lançamento de uma funcionalidade exclusiva, a carteira virtual chamada de LATAM Wallet, e uma nova e única experiência para o LATAM Pass, o programa de milhagens da companhia.

Outra importante frente de inovação é o LATAM Labs, uma célula da LATAM para testar ideias inovadoras e avaliar como elas impactam a operação da empresa.

O projeto piloto tem trabalhado em soluções (ainda em andamento) como tecnologia própria para medição automática de filas e embarques, novo layout para o atendimento presencial no aeroporto e QR Code para comunicação do cliente com a empresa via Whatsapp no caso de bagagens extraviadas.

 

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