Airbus A320 LATAM
Foto: Jetphotos / Juan Cosmo - PSW Aviation

A LATAM Brasil está recebendo de volta uma aeronave Airbus A320 que havia sido devolvido pela empresa desde dezembro de 2020.

O Airbus A320 atualmente está com a matrícula N20MQ sob os cuidados da empresa de leasing Macquarie AirFinance da Irlanda. O jato foi entregue originalmente para a TAME do Equador em 2003.

Permaneceu em operação pela empresa equatoriana até 2008, quando foi repassado para a TAM Linhas Aéreas e recebeu a matrícula PR-MBT. 

Este Airbus A320 em especial também realizava operações para a subsidiária TAM Paraguai, tendo inclusive a bandeira do Brasil e do Paraguai em sua fuselagem. 

Mesmo após a fusão, a aeronave continuou voando para a LATAM mas com a pintura da TAM até ser repassado em dezembro de 2020.

Uma curiosidade é que esse mesmo avião seria um dos A320 que iriam compor a frota da Itapemirim Transportes Aéreos. 

Na Itapemirim, o avião iria receber a matrícula PS-TUJ inclusive seria entregue ao final de 2021 mas a empresa entrou em colapso e o avião se quer veio para o Brasil. Durante esse período ficou estocado no deserto em Phoenix (GYR) nos EUA.

O futuro ‘novo’ avião da LATAM Brasil chegou ontem (14) no período da manhã no Aeroporto de Fortaleza, procedente de Phoenix (GYR) e San Juan (SJU), onde realizou uma escala técnica.

Agora a aeronave irá passar pelos trâmites burocráticos antes de receber as cores da LATAM, é possível que o interior ainda esteja no padrão da empresa brasileira com 174 assentos.