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LC-130 Hercules ganha atualização e pode decolar sem a ajuda de foguetes

LC-130 JATO

Os aviões LC-130 operados pelos Estados Unidos, uma versão especial para pousos e decolagens na Antártida e no Ártico, agora vão conseguir decolar sem o uso dos famosos foguetes, devido a uma atualização de motor que aumentou a potência máxima disponível.

O novo motor T56-8-15A 3.5 é combinado também com hélices de oito pás do modelo NP2000. Como resultado, as decolagens da Antártida agora serão mais seguras, e sem o desconforto do “tranco” quando os motores das garrafas JATO (Jet-Assisted TakeOff) entravam em atividade.

“Este é exatamente o mesmo motor que usamos há anos. Somente a parte interna é diferente”, disse o Sargento Jason Candido, especialista em propulsão do 109º Esquadrão de Manutenção (MXS). “O motor atualizado usa diferentes tipos de metal na turbina e no compressor que têm melhor retenção de calor, dando-nos a mesma potência em temperaturas mais baixas.” 

Foto: Força Aérea dos EUA/Divulgação

Uma outra vantagem é que, com a maior potência disponível durante o voo, o LC-130 também poderá transportar cargas mais pesadas para regiões polares remotas. Os motores melhorados também reduzirão a manutenção e inspeção frequentes, além de reduzirem em 20% o consumo de combustível.

“Somos o único transporte aéreo pesado capaz de chegar a esses remotos campos polares. Esses novos motores permitem maior alcance e capacidade. Estamos avançando muito mais na Estratégia do Ártico, disse Roth. “É a experiência e as habilidades dos aviadores do 109º MXS, como Jason Candido, que nos impulsionam.” 

LC-130 JATO
LC-130 ainda com as hélices de quatro pás. Foto: Força Aérea dos EUA/Divulgação

O major Jim Roth, comandante do 109º MXS, também explicou que as garrafas JATO representam um desafio logístico para as operações, visto que precisam ser trocadas a cada decolagem, e diminuem a taxa de disponibilidade do LC-130.

Ocasionalmente, as aeronaves têm problemas para decolar de superfícies geladas dessas áreas de operação devido as cargas pesadas ou travamento por atrito sob os esquis.

Todos os aviões LC-130 serão atualizados com motores T56-8-15A 3.5 e as hélices de oito pás, sendo que este último componente está disponível desde 2018 para atualização das aeronaves.

Veja uma decolagem desse tipo no curto vídeo abaixo:

 

Via: Força Aérea dos Estados Unidos

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Força Aérea dos EUA, jato, LC-130, usaexport, USAF