Learjet

Um jato executivo Learjet 35, de matrícula PR-MLA, ultrapassou os limites de pista durante um pouso no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da tarde desta terça-feira (20/04).

De acordo com relatos de pessoas que trabalham no local, a aeronave estava realizando um TGL, uma manobra de arremetida com toque na pista. É comum os pilotos cumprirem essa manobra durante treinamentos, bem como em testes após a manutenção de uma aeronave.

Como podemos ver pelas fotos acima, a aeronave ficou bastante danificada, a parte traseira praticamente se separou da fuselagem. Além disso, o avião danificou uma cerca do local.

Uma equipe de bombeiros e resgate foi chamada para atender ao acidente. Uma espuma retardante de chamas foi jogada no avião, para evitar um incêndio.

Três ocupantes estavam no avião, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Infelizmente o comandante da aeronave, conhecido como Avelar, faleceu devido ao acidente, os outros dois ocupantes ficaram feridos.

Avelar tinha 76 anos, e tinha certificado da Gates e Bombardier de aviador com mais tempo em atividade nas aeronaves Learjet.

A aeronave estava passando uma manutenção no Aeroporto da Pampulha, e esse voo foi realizado como um teste, logo após o procedimento. A aproximação para realizar a TGL foi realizada em alta velocidade e sem o trem de pouso acionado, como podemos ver na imagem acima.

 

Fotos: Corpo de Bombeiros