• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Leonardo assina contrato para suporte da frota polonesa de aeronaves M-346 “Bielik”

Leonardo M-346 “Bielik”
Foto: Leonardo

Leonardo e Wojskowe Zakłady Lotnicze Nr 1, empresa que faz parte do PGZ Group, assinaram um contrato de longo prazo para a manutenção da frota da Força Aérea Polonesa de aeronaves M-346 “Bielik”, aprimorando a cooperação existente.

Aproveitando o conhecimento e experiência relevantes de Leonardo no suporte de uma base de clientes global e a longa experiência de WZL1 no apoio à operação de aeronaves e sistemas pertencentes às Forças Armadas Polonesas — além das extensas instalações técnicas, logísticas e de infraestrutura da WZL1 próximas à base de operações para o sistema AJT – o contrato de suporte de serviço permitirá um aumento adicional na disponibilidade da frota para atender às crescentes necessidades da Força Aérea Polonesa de treinamento de pilotos de combate.

A Leonardo, enquanto fabricante de equipamento original (OEM), será responsável pelos serviços de suporte de engenharia resultantes de seu papel no sistema de operação e gerenciamento da cadeia de suprimentos. A WZL1 atuará como contratante principal, coordenando todo o processo, complementando e apoiando áreas nas quais Leonardo não esteja diretamente envolvido, sendo responsável também pela cooperação direta com o usuário final.

A Leonardo também atua em parceria com a WZL1, com base em acordos separados, no processo de treinamento e estabelecimento de competências de manutenção e reparo na Wojskowe Zakłady Lotnicze No. 1 S.A. para apoiar a operação da aeronave M-346 com o sistema AJT.

A experiência derivada do sistema de apoio à operação da frota global de aeronaves M-346 visa garantir a todo o Sistema de Apoio Logístico da “Bielik” alta eficiência de processo, além de apoio técnico e logístico no sistema de treinamento. Tudo isso graças à abordagem de manutenção preditiva da Leonardo e à cooperação técnica e comercial com a WZL1 como prestadora de serviços experiente e que atua em acordo com os padrões globais de aviação.

Dario Marfè, vice-presidente comercial e de atendimento ao cliente da Leonardo Aircraft Division, disse: “Com mais de 100 mil horas de voo, o moderno M-346 consolidou sua posição como o melhor treinador de jato avançado do mundo para pilotos de caça atualmente e no futuro. Na vanguarda da tecnologia de treinamento a jato, o M-346 continuará a representar a melhor maneira de desenvolver as habilidades de um piloto de caça nas próximas décadas. Este acordo reforça a parceria da Leonardo com a WZL1, criando novas oportunidades de transferência de tecnologia na Polônia, de acordo com um modelo de apoio logístico comprovado e flexível que a Leonardo estabeleceu em vários países, e que prevê a transferência de capacidades para as indústrias de defesa locais.”

Em fevereiro de 2014, a Força Aérea Polonesa escolheu o M-346 como o sucessor do lendário avião de treinamento TS-11 Iskra. Em novembro de 2018, em uma cerimônia na 4ª Ala de Treinamento Aéreo da Força Aérea Polonesa em Dęblin, o M-346 recebeu o nome oficial “Bielik” do serviço polonês. Desde a sua introdução na frota, o M-346 foi designado para a 41ª Base Aérea de Treinamento em Dęblin. A frota atual de 16 aeronaves é o resultado de dois lotes adicionais, que foram acordados após a escolha inicial da Polônia.

O sistema M-346 “Bielik” da Polônia também foi certificado pela Força Aérea dos EUA para o treinamento de pilotos de caça de quarta e quinta geração, um marco importante que permitiu à Polônia treinar muitos de seus alunos em casa e não no exterior.

Mais de 100 aeronaves M-346 foram encomendadas pelas principais forças aéreas internacionais, incluindo Itália, Israel, Polônia, Cingapura, Catar e Grécia. A aeronave é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), uma colaboração entre Leonardo e a Força Aérea Italiana, que já foi selecionada como centro de treinamento por países como Japão, Alemanha, Catar e Cingapura.

 

Via: Leonardo

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]