Foguete Pathfinder- Foto/Divulgação: Lockheed Martin

A Lockheed Martin contratou a ABL Space Systems, de El Segundo, Califórnia, uma desenvolvedora de veículos de lançamento de baixo custo e sistemas de lançamento para a indústria de pequenos satélites, para fornecer um foguete e serviços de lançamento associados para o primeiro lançamento vertical de satélite da empresa no Reino Unido.

O projeto conhecido como UK Pathfinder Launch está planejado para ser o primeiro lançamento vertical de pequenos satélites em solo do Reino Unido, da Escócia, em 2022. Também será o primeiro lançamento comercial no Reino Unido para o novo foguete RS1 da ABL Space Systems dos Estados Unidos.

Nik Smith, Diretor Regional da Lockheed Martin Space, disse: “Estamos absolutamente comprometidos com o sucesso deste programa e a capacidade de classe mundial que a ABL Space Systems traz nos permitirá desenvolver nossa parceria de longa data com o Reino Unido e fortalecer o crescimento do setor espacial do Reino Unido, alinhado à prosperidade e estratégia industrial do governo do Reino Unido. ”

O sistema de lançamento GSO integrado e flexível da ABL Space Systems e o foguete RS1 permitem uma implantação rápida e econômica com excelente desempenho de lançamento.

Local de lançamento das Shetland em Lamba Ness, na ilha de Unst. © Shetland Space Center Ltd

“A ABL Space Systems tem orgulho da parceria com a Lockheed Martin no UK Pathfinder Launch Program”, disse Harry O’Hanley, cofundador e CEO da ABL Space Systems. “Nossa equipe foi fundada para fornecer novos recursos de lançamento sob demanda. Estamos entusiasmados com a oportunidade de trazer nosso sistema ao local de lançamento de Shetland e executar esta missão inovadora com nossos parceiros. ”

O lançamento do Pathfinder no Reino Unido da Lockheed Martin apoia o programa de voos espaciais comerciais da Agência Espacial do Reino Unido – Lançamento no Reino Unido. Em outubro, a Agência Espacial do Reino Unido confirmou os planos da Lockheed Martin de mover seu programa para o Centro Espacial Shetland e, em janeiro, foram apresentadas propostas de planejamento para a instalação de lançamento espacial em Unst.

Ian Annett, CEO adjunto da Agência Espacial do Reino Unido disse: “Queremos que o Reino Unido seja o primeiro na Europa a lançar pequenos satélites em órbita, atraindo empresas inovadoras de todo o mundo, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias e criando centenas de empregos qualificados em todo o Reino Unido. A seleção da Lockheed Martin de ABL Space Systems para o lançamento do Pathfinder no Reino Unido nos deixa um passo mais perto de realizar essa ambição – colocar o Reino Unido firmemente no mapa como principal destino de lançamento de pequenos satélites da Europa.

“Neste momento desafiador, é mais importante do que nunca apoiar tecnologias que ajudarão a criar empregos e crescimento econômico, permitindo que pessoas e empresas em todo o país se beneficiem das oportunidades comerciais oferecidas pelo crescente setor espacial do Reino Unido e pelas muitas empresas em todo o país. cadeia de mantimentos.”

Foguete Pathfinder- Foto/Divulgação: Lockheed Martin

A adição da ABL Space Systems como parceira completa a equipe do programa de lançamento do Pathfinder no Reino Unido da Lockheed Martin. No dia do lançamento, o foguete RS1 da ABL Space Systems vai decolar do Shetland Space Center, em Unst, Shetland, a ilha mais ao norte do Reino Unido. Uma vez em órbita, o foguete lançará um pequeno veículo de manobra orbital de lançamento, uma plataforma ágil construída pela MOOG, em Reading, no Reino Unido, que pode transportar e implantar até seis CubeSats 6U, otimizando o posicionamento orbital e o tempo para as respectivas missões de cada pequeno satélite.

 

Fonte: Lockheed Martin