Foto - Lufthansa

A Lufthansa anunciou que vai encerrar seus voos turísticos com o Junkers Ju-52, algo que era realizado desde 1986 pela Deutsche Lufthansa Berlin Stiftung, um braço da Lufthansa para esses voos turísticos.

A empresa disse que suspendeu os voos devido ao custo financeiro de manter as operações, cerca de um milhão de euros por ano para poucos voos.

O Junkers Ju-52 é uma aeronave de 83 anos de idade, que fazia voos turísticos a partir da Alemanha para diversos lugares da Europa. O trimotor foi conhecido pela sua resistência e inovações aerodinâmicas na época.

A companhia ainda não sabe se continuará operando voos com o Ju-52, mas agora em shows aéreos e demonstrações para o público, ou se vai aposentar de vez a frota da aeronave, encaminhando a mesma para o museu.

Em 2007, a Lufthansa começou a restaurar um Lockheed L-1649 Starliner (o clássico Contellation) para operação de voos turísticos, com um cronograma original para realizar um primeiro voo em 2011. Durante anos a restauração foi adiada por diversos entraves, até ser totalmente abandonada em 2018.