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Lufthansa separa um lindo Airbus A320 para testar propulsão com hidrogênio

Lufthansa Hidrogênio

Um Airbus A320 que foi utilizado por quase 31 anos em voos comerciais, agora está sendo convertido para ser um laboratório de testes, pela Lufthansa Technik.

A aeronave de matrícula D-AIQF, fabricada em 1991 e equipada com motores CFM 56, receberá um kit para alterar o combustível de querosene para hidrogênio, isso inclui novos tanques de combustível onde antes tinham assentos para os passageiros. Estes armazenarão hidrogênio líquido (LH2).

O foco deste experimento não é utilizar o A320 para cumprir voos propulsionado com hidrogênio, mas otimizar as estruturas de solo para receber futuramente este tipo de propulsão em várias aeronaves diferentes.

Lufthansa Hidrogênio
Foto: Lufthansa Technik

Com a tecnologia atual, precisamos de várias horas abastecer um avião do porte do A320 com Hidrogênio Líquido, devido aos fatores de condensação e segurança da injeção do combustível sob pressão. Com o A320 esses processos serão otimizados.

Por este motivo, frequentemente o Hydrogen Aviation Lab será deslocado no pátio do Aeroporto de Hamburgo para avaliar as operações de solo em várias questões diferentes.

Paralelamente à pesquisa realizada com o hardware físico do Hydrogen Aviation Lab, o projeto também envolve a criação do chamado gêmeo digital do Airbus A320. Nele, as simulações permitirão aos pesquisadores desenvolver e testar métodos de manutenção preditiva para os sistemas e componentes das futuras gerações de aeronaves. Usando análises de dados direcionadas, falhas de componentes e sistemas de hidrogênio podem ser previstas antes de sua falha no sistema físico, permitindo substituições oportunas antes que falhas de componentes afetem a operação da aeronave.

O projeto, que está sendo financiado pelo Ministério de Assuntos Econômicos de Hamburgo e pelo banco de desenvolvimento IFB Hamburg, é uma parceria entre a Lufthansa Technik, o Aeroporto de Hamburgo, o centro aeroespacial alemão DLR e o ZAL Center for Applied Aeronautical Research.

 

Principais tópicos de pesquisa e questões centrais que serão pesquisadas utilizando o Hydrogen Aviation Lab

Reabastecimento com hidrogênio líquido:

  • Como o hidrogênio pode ser integrado de maneira ideal à infraestrutura aeroportuária existente?
  • Como garantimos tempos e processos de reabastecimento competitivos?
  • Como evitamos o enchimento excessivo e o desperdício de hidrogênio?

Refrigeração, isolamento e segurança no trabalho:

  • Como evitamos o acúmulo de gelo em componentes e superfícies?
  • Que requisitos de proteção adicionais podem surgir na área de trabalho
  • (por exemplo, No Step / No Grab, equipamento de proteção individual)?

Vazamento de gás hidrogênio, chamado “Boil-Off”:

  • Como evitamos a fuga descontrolada de LH 2 quando se torna gasoso (GH 2 )?
  • Que protocolos de segurança são necessários para o manuseio de hidrogênio, por exemplo, durante o reabastecimento e armazenamento?
  • Como podemos recuperar o GH 2 escapado e torná-lo utilizável novamente?

Tornando o hidrogênio armazenado inerte:

  • Que medidas de proteção precisam ser tomadas para mitigar os riscos de incêndio por hidrogênio?
  • Como poderiam ser os protocolos de segurança adequados?
  • Que treinamento precisa ser desenvolvido para o pessoal de solo ou de manutenção?

 

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