M700 – Revelação “furiosa” da Piper

M700 Piper

Que a Piper está despontando na aviação executiva com grandes inovações (como já reportamos aqui), isso já não era novo, agora a fabricante querer adicionar mais 100shp no seu queridinho de vendas, o M600SLS… Ahn isso deve ter pego muitos de surpresa. Gostaria nem de ver a cara de espanto daquele pessoal que está do outro lado da lagoa, lá na França (Daher).

É isso aí, por conta de 100shp a mais, o M700, o novo modelo da fabricante norte americana, agora é capaz de voar a 301ktas e operar em pistas muito curtas, porque só são necessários 607mt de comprimento para decolagem.

Contudo, para entregar a potência prometida de 700shp, foi alterado o motor. Daquele mais usado em toda a linha M-Class, PT6A-42A, agora usa-se o mais potente PT6A-52A. Com isso, a PWC também marca história, pois passa a ser a primeira utilização da -52 num monomotor. Lembrando que o motor também equipe o King Air 260.

Um destaque que também chama a atenção, é uma nova tecnologia instalada no motor. Será um indicador eletrônico de “low-oil-level”.

Evidentemente, com grandes potências, vêm algumas percas: O M600 que tinha como destaque o “range” – próximo de 1.600NM – para atingir essa velocidade, o M700 pode voar até 1.149NM. No entanto, não ficou tão ruim, afinal, no regime de máxima autonomia ele vai muito mais longe, até 1.852 NM.

 

Enfim, a Piper trabalha nesse projeto a menos de um ano, mas em segredo. Isso fez com que anunciasse o novo produto, já em fase final de certificação, o que não permitirá seus clientes aguardarem tanto. E para otimizar tempo com certificações, a Piper decidiu manter o peso máximo de decolagem do M700 em 6.000 libras e também aquele mesmo painel Garmin G3000, que já era maravilhoso!

Por fim, a certificação nos EUA tende a ocorrer no final do primeiro quadrimestre de 2024 e as primeiras entregas em seguida. Após, a promessa é entrar com pedido de convalidação do certificado tipo no Canadá, EASA, Inglaterra e Brasil. 

No fim, o M600SLS não será mais fabricado, pois o M700 “Fury” veio para substituí-lo. Isso reorganiza a família M-Class, que agora passa a contar com o M500 (com o mesmo motor -42A) e o M350, com o motor a pistão.

Quanto ao preço, alguns sites de aviação dos EUA especulam em algo próximo de FOB $ 4.1 milhões de dólares. Isso, partiria de encontro com a economia de $ 1mi usd do seu concorrente direto, conforme afirmação de John Calcagno, CEO da Piper.

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Autor: Rafael Payão

Analista do mercado de aviação executiva da Aeroflap. Consultor de vendas e compras de aerovanes da Aeroflap. É piloto (PLA) com mais de 3000 horas voo, formado bacharel em Aviação Civil pela UAM e pós graduado em engenharia de manutenção aeronáutica pela PUC-MG.

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