O Stratolaunch realizou outro voo de teste nesta quinta-feira (16) com 3 horas e 1 minuto de duração, sobrevoando o deserto de Mojave.
O gigante avião expandiu seu envelope de voo neste 7º teste, e atingiu uma altitude de 27.000 pés (8.200 metros), um novo recorde de altitude para a aeronave.
Os projetistas do avião também aproveitaram para realizar testes com o novo suporte central, que será utilizado futuramente para acoplar foguetes de pequeno porte. O sistema de trem de pouso também esteve no foco dos testes.
“O voo de hoje é uma história de sucesso da capacidade da equipe Stratolaunch de aumentar o ritmo operacional para o ritmo desejado por nossos clientes para realizar testes de voo hipersônicos frequentes”, disse o Dr. Zachary Krevor, CEO e presidente da Stratolaunch. “Além disso, a equipe atingiu um novo recorde de altitude de 27.000 pés, demonstrando assim o desempenho da aeronave necessário para que nosso veículo hipersônico Talon atinja sua ampla gama de condições hipersônicas”.
Veja abaixo os vídeos com decolagem e pouso deste avião de seis motores, durante o 7º teste:
Roc is in the air, departing @MojaveAirport at 7:40 a.m. PT. Today we will focus on continued flight envelope expansion #LetsRoc pic.twitter.com/UXezipNFkP
— Stratolaunch (@Stratolaunch) June 16, 2022
Mission complete! Roc is back on the ground as of 10:41 a.m. PT pic.twitter.com/YM2UJlcA7p
— Stratolaunch (@Stratolaunch) June 16, 2022
Capacidade do Stratolaunch
Apesar da sua baixa autonomia, o Stratolaunch tem capacidade para receber até 250 mil kg de carga, esta deverá estar situada entre as duas cabines de tripulantes, na asa do meio.
A autonomia é bem pequena, mas suficiente para realizar essa missão e retornar para a base com sobras, no total esse avião só pode voar por até 2200 km com carga máxima.
Esta é a aeronave com maior asa já construída na história. Na propulsão esse avião conta com seis motores Pratt & Whitney PW4056, que equipam o Boeing 747 e disponibilizam até 63300 lbf cada.
Ao todo o Stratolaunch tem seis tanques de combustível, 117 metros de asa (mais do que um Antonov An-225), vazio pesa cerca de 226 mil quilos e pode pesar quase 350 mil quando com os tanques cheios de combustível. São 24 pneus e rodas nos trens de pouso principal, mais 4 no trens de pouso do nariz.
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