Foto - MIT/Reprodução

Quarenta e sete anos atrás, os humanos pisaram pela primeira vez na Lua durante a missão Apollo 11. Isso não seria possível se não fosse a equipe de 400000 pessoas que trabalharam para garantir o sucesso da missão e a segurança dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

Uma dessas 400000 pessoas foi Margaret Hamilton, que no 22 de novembro, 2016, recebeu do presidente americano Barack Obama a Medalha Presidencial da Liberdade, por sua contribuição que levou à aterragem bem-sucedida da Apollo 11.

O primeiro contrato da NASA para o programa Apollo, em agosto de 1961, foi com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (famoso MIT) para desenvolver o sistema de orientação e navegação para a nave espacial Apollo. Hamilton, que na época programava softwares, iria acabar na Divisão de Engenharia de Software da Instrumentation Laboratory do MIT nos anos posteriores ao contrato.

Continua depois do anúncio
Foto - MIT/Reprodução
Foto – MIT/Reprodução

Hamilton liderou a equipe que desenvolveu os blocos de construção da engenharia de software. Sua abordagem de sistemas para desenvolver o software do programa Apollo, e a insistência em rigorosos testes, foram fundamentais para o sucesso da Apollo. Como ela observou: “Não havia nenhuma segunda chance. Todos nós sabíamos disso. ”

Sua abordagem de desenvolvimento entrou em prova no dia 20 de julho de 1969, quando minutos antes de Armstrong e Aldrin pousaram na Lua, o software cancelou um comando para mudar sistema de prioridade do computador voo para um sistema de radar.

A substituição de comando no software foi anunciada por um “alarme de nº 1202”, mostrando que o computador estava em carga total, Armstrong e Aldrin pousaram na Lua, em vez de abortar a aproximação, devido a problemas computacionais. O software da nave Apollo 11 obedeceu ao esquema de prioridades, sugerido por Hamilton, para descartar o interesse no sistema de radar e comandar o pouso na Lua.

Continua depois do anúncio

Na verdade, o software de orientação Apollo era tão robusto que não houve erros de software em quaisquer das missões Apollo tripuladas, e foi adaptado para uso, no Skylab, e também no Space Shuttle nos anos iniciais. O software do programa Apollo também foi muito importante para os primeiros sistemas de piloto automático e fly-by-wire nas aeronaves.

apollo-640x426
Margaret Hamilton durante a premiação.

Hamilton foi homenageada pela NASA em 2003, quando foi apresentada uma premiação especial reconhecendo o valor de suas inovações no desenvolvimento de software do programa Apollo. A premiação incluiu o maior prêmio financeiro que a NASA já tinha apresentado para qualquer pessoa.

Ontem, Margaret Hamilton foi homenageada novamente, desta vez na Casa Branca. O Presidente Obama a escolheu como um destinatário da Medalha Presidencial da Liberdade. A mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, é concedida para aqueles que fizeram uma contribuição especialmente meritória para a segurança ou interesses nacionais dos Estados Unidos.

Continua depois do anúncio