A Marinha recebeu da empresa Helibras, em 22 de janeiro, a segunda aeronave Super Cougar na versão AH-15B. Ela recebeu o indicativo visual N-4102 e é a décima terceira aeronave H-225M a ser incorporada ao acervo da Aviação Naval, no escopo do Projeto “H-XBR”.

A aeronave foi desenvolvida especialmente para a Marinha, sendo a mais complexa da frota das aeronaves H-225M. Ela dispõe de sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, sistema “CHAFF & FLARE”, radar tático APS-143 e equipamento FLIR Star Safire III, todos integrados ao sistema de gerenciamento de dados táticos de missão (N-TDMS).

A entrega do novo meio pelo Setor do Material ao Setor Operativo representa importante incremento na capacidade de defesa e vigilância da Amazônia Azul.

Continua depois do anúncio

Essa aeronave permitirá à Marinha do Brasil realizar operações SAR, CSAR, Controle de Área e Ataque Ar-Superfície, além da defesa e vigilância da Amazônia Azul, contando com sistemas embarcados de ponta e alta capacidade tecnológica agregada.

 

Via: Marinha do Brasil

Continua depois do anúncio