A-4 AF-1B Skyhawk Marinha do Brasil
Os AF-1B (A-4KU) Skyhawk N-1001 e N-1008. Foto: Gabriel Centeno / Aeroflap

A Barragem de Furnas (MG) serviu como um alvo simulado para uma operação de treinamento da Marinha de Brasil. Um par de jatos de AF-1B (A-4) Skyhawk do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) “atacaram” a barragem durante o Adestramento de Operações Ribeirinhas I/2022. 

Conforme o Comando da Força Aeronaval, a missão foi realizada com um par de AF-1B, matrículas N-1004 e N-1008, que decolaram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ) em direção à Furnas, São José da Barra (MG), com a tarefa de efetuar ataques simulados ao solo.

Vetorados pelo Guiamento Aéreo Avançado (GAA) do Batalhão de Combate Aéreo, o elemento realizou o primeiro ataque simulado rasante, utilizando o intervalo mínimo entre os vetores de caça.

Marinha do Brasil Furnas Ataque A-4 AF-1B VF-1
Foto: Marinha do Brasil/Divulgação.

Após, a primeira investida, durante a manobra de evasão, foi solicitado um re-ataque simulado, visando à destruição do alvo. As duas aeronaves efetuaram então, um ataque sequencial rasante e iniciaram sua segunda evasão.

As duas surtidas realizadas pelo elemento contribuíram para a manutenção das qualificações dos pilotos e certificaram o nível de preparo e prontidão dos Falcões da Marinha do Brasil.