Mehmet Tevfik Nane IATA
Na foto Mehmet Tevfik Nane. Via: FlyPegasus

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que Mehmet Tevfik Nane, vice-presidente do Conselho (Managing Director) da Pegasus Airlines, assumiu como Presidente do Conselho de Governança (BoG) da IATA para um mandato de um ano a partir da conclusão da 78ª Assembleia Geral Anual da IATA (AGM) em Doha, Catar, em 21 de junho.

Nane é o 80º presidente do BoG da IATA e atua no Conselho desde 2019. Ele substitui Robin Hayes, CEO da JetBlue Airways, que continuará no BoG.

“É uma honra assumir esta posição em um momento em que o setor está saindo da nossa pior crise. Além de manter o ritmo de reabertura do mundo para as viagens e o comércio, temos a agenda cheia para os próximos 12 meses. Os compromissos incluem estabelecer um acordo na Assembleia da OACI sobre uma Meta Razoável de Longo Prazo de descarbonização da aviação para os governos, ajustando o caminho para atingir zero emissão líquida de carbono até 2050 e ampliando a participação na iniciativa de diversidade de gênero 25by2025”, disse Nane.

Nane foi nomeado CEO da Pegasus Airlines em 2016, posição que ocupou até o início deste ano, quando assumiu seu cargo atual na empresa aérea. Antes de ingressar na Pegasus, foi CEO do CarrefourSA entre 2013 e 2016, CEO da Teknosa entre 2005 e 2013 e vice-presidente do Conselho da Teknosa entre 2000 e 2005. Nane, que começou sua carreira corporativa em 1988, tem vasta experiência em negócios, incluindo varejo e bancos.

“Todos os membros têm uma enorme dívida de gratidão com Robin. Ele assumiu o cargo de presidente em novembro de 2020 em um momento em que as viagens aéreas internacionais ainda estavam em grande parte paradas e concordou em estender seu mandato até a atual recuperação. Sob sua liderança, o setor aprovou a meta histórica de atingir zero emissão líquida de carbono até 2050, trabalhou com governos e organizações internacionais para introduzir medidas de biossegurança para reduzir ainda mais o baixo risco de transmissão durante as viagens aéreas e fez um grande progresso em nossa iniciativa de diversidade de gênero 25by2025”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

“Estou ansioso para trabalhar com Mehmet enquanto continuamos o processo de reconstrução da conectividade global, abordando as prioridades da aviação relacionadas à sustentabilidade, diversidade e regulação e gerenciando os custos de infraestrutura. Com sua vasta experiência em negócios, incluindo varejo e liderança de uma empresa aérea de baixa custo, tenho certeza de que ele trará novas perspectivas, principalmente enquanto trabalhamos para ampliar o número de membros da IATA”, disse Walsh.

 

Eleição do Presidente e nomeações do Conselho de Governança

A IATA anunciou que Yvonne Manzi Makolo, CEO da RwandAir, atuará como presidente do BoG a partir de junho de 2023, após o mandato de Nane. Makolo será a primeira mulher a assumir essa função.

A Assembleia Geral da IATA também aprovou as nomeações para o seu Conselho de Governança, que estão descritas no site da IATA.

 

79ª Assembleia Geral Anual da IATA

A 78ª AGM da IATA aprovou o local e a data da 79ª AGM da IATA e da Cúpula Mundial do Transporte Aéreo, que será realizada em Istambul, Turquia, de 4 a 6 de junho de 2023, organizada pela Pegasus Airlines.

“A Turquia é um destino fantástico, com uma grande tradição na aviação. Agradecemos à Pegasus Airlines pelo convite e esperamos nos encontrar na fascinante cidade de Istambul para a 79ª AGM da IATA e a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo”, disse Walsh.