No âmbito da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas transferiram sete pacientes de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para Porto Velho, Rondônia. Uma aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) foi utilizada para o trajeto, que foi realizado nesta sexta-feira (04).

A ação ocorreu a partir de solicitação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os pacientes, que estavam internados em unidades de saúde de Dourados-MS, foram transferidos, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, em ambulâncias do tipo UTI móvel até a capital sul-mato-grossense.

WhatsApp Image 2021-06-04 at 15.31.43.jpeg

Na Ala 5, em Campo Grande, acompanhados de médicos e de enfermeiros da Secretaria de Saúde, os pacientes foram embarcados na aeronave C-105. Uma equipe médica da FAB esteve presente no momento da acomodação dos pacientes no avião. A decolagem ocorreu às 15h30 com previsão de chegada a Rondônia às 18h30 (horário de Brasília).

Desde o início da Operação COVID-19, as Forças Armadas realizaram o transporte aéreo de aproximadamente 880 pacientes, em apoio as Secretarias Estaduais de Saúde.