A agenda do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, na tarde da terça-feira (02/04), foi dedicada a reuniões bilaterais. Os encontros ocorrem durante a 12ª edição da LAAD, feira de defesa e segurança que ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro, até a sexta-feira, (05).

Logo no começo da tarde, Fernando Azevedo, recebeu o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, e representantes da empresa sueca Saab. Aos interlocutores, o ministro brasileiro relembrou o encontro que teve com o ministro da Defesa da Suécia, em Nova York (EUA), na semana passada, quando participou da Conferência de Ministros da Defesa na Organização das Nações Unidas (ONU).

O responsável pela pasta e o embaixador falaram sobre a possibilidade dos ministros visitarem oficialmente tanto a Suécia quanto o Brasil receber a visita do ministro da Suécia.

Outro ponto abordado na bilateral foram os projetos desenvolvidos em parceria com o país europeu, como o caça Gripen, que segue o cronograma planejado, e o RBS 70 Míssel de Baixa Altura e Gestão de Tráfego Aéreo. Os visitantes suecos destacaram que o Brasil tem grande possibilidade de ser um hub logístico para a América, pois há interesse de outros países na exportação de produtos.

Também nesta tarde, Azevedo recebeu o ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares. Na oportunidade, o ministro brasileiro destacou as relações históricas que os dois países mantêm. “Cabo Verde considera o Brasil um país irmão”, reforçou Tavares.

Ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares- Foto:MD

O país africano e o Brasil possuem cooperação no setor de Defesa, como intercâmbio entre militares das Forças Armadas. O país insular tem interesse em ampliar a cooperação naval com o Brasil, bem como na área do desporto militar. Fernando Azevedo afirmou que o Brasil está disposto a intensificar os laços na área de Defesa entre os dois países.

Logo em seguida, Fernando Azevedo recebeu o vice-ministro da Defesa da Arábia Saudita, Mohammed Almazid. Do interlocutor, ouviu sobre o interesse do país asiático em intensificar negócios com o Brasil na área de Defesa. Almazid elogiou os produtos brasileiros como o Sistema Astros, já adquirido por eles e o cargueiro KC-390.

Os representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Arábia Saudita acertaram a preparação de um memorando de Entendimento para intensificar as relações na área de Defesa. Esse documento possibilita a cooperação também nas áreas científica e de ensino.

Fernando Azevedo recebe o vice-ministro da Defesa da Arábia Saudita, Mohammed Almazid- Foto: MD

Até o fim da tarde, o ministro da Defesa brasileiro ainda recebeu a ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, e o secretário de Estado de Defesa da Espanha, Angel Olivares Ramirez.

Na reunião com a ministra foi conversado sobre a intenção de intensificar a construção de uma agenda conjunta na área de Defesa entre os dois países. Abordaram também a continuidade de cooperação na área aeroespacial, na produção e compartilhamento de tecnologias.

O ministro brasileiro ainda relatou os avanços na produção do blindado Guarani e convidou a ministra a conhecer o cargueiro KC-390.

Ao centro, a ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta- Foto: MD

Na última reunião do dia, Azevedo também convidou o secretário espanhol para visitar a aeronave KC-390, que estará pousada no Campo dos Afonsos, na quinta-feira (04.04).

O brasileiro também abordou a possibilidade de intensificar as parcerias comerciais e estratégicas na área de Defesa. Ramirez convidou o ministro brasileiro a participar da Feira Internacional de Defesa, que ocorre de 29 a 31 de maio, na Espanha.

ecretário de Estado de Defesa da Espanha, Angel Olivares Ramirez, conversa com ministro brasileiro- Foto: MD

 

Via – Ministério da Defesa

Fotos – MD