Emirates Vacina

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, se reuniram nesta sexta-feira (26/03) com o G20 do turismo brasileiro, grupo formado pelas 20 principais associações de hotelaria e lazer no país.

Durante a reunião, o ministro destacou a importância de adoção de um passaporte digital de vacinação para o turismo. Além disso, foram alinhadas medidas de atuação para ajudar o setor na recuperação dos impactos causados pela pandemia de coronavírus.

No início da videoconferência, o ministro Gilson Machado Neto detalhou aos membros do G20 a audiência que acabara de realizar com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para debater ações de parceria para o fortalecimento do turismo nos dois países (veja aqui).

Em seguida, explicou o funcionamento e a relevância para o setor turístico do aplicativo ConecteSus, uma plataforma online mantida pelo Ministério da Saúde que oferece diversos serviços para usuários do sistema de saúde pública e será usada como uma espécie de passaporte digital.

“Por meio de um Certificado Digital, no próprio celular, a pessoa vai poder comprovar que já foi vacinada e que está apta a retomar as viagens e a presença em eventos”, disse. “Estamos trabalhando com o Ministério da Saúde, hora após hora, para saber a situação da vacinação no Brasil”, afirmou o ministro.

A presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências Viagens), Magda Nassar, destacou a importância do aplicativo para reunir informações da vacinação no Brasil e reafirmou que o trade está à disposição para ajudar.

“É uma ferramenta essencial para nós do turismo e o G20 está super disposto a auxiliar nesse processo”, declarou, agradecendo as medidas adotadas pelo MTur para socorrer o setor na pandemia.