Advertisement

Motor de Airbus A220 da Air Canada sofre falha e precisa ser desligado em voo

Air Canada Airbus A220

Um Airbus A220 da Air Canada sofreu uma falha de motor durante o voo AC 774 entre Los Angeles e Montreal na última segunda-feira (12). Em razão do problema, os pilotos precisaram desligar o motor ainda durante o voo.

A aeronave em questão é um Airbus A220 da versão -300, que opera para a Air Canada sob a matrícula C-GUAC. Durante o voo de cruzeiro na altitude de 35 mil pés, quando voava próximo a Minneapolis, os pilotos receberam o alerta de falha no motor e solicitaram alternar para o Aeroporto de Minneapolis Saint Paul (MSP).

A aeronave ainda ficou alguns minutos realizando órbitas para que os pilotos pudessem realizar as verificações de segurança no manual do fabricante e queimarem mais combustível para um pouso mais leve.

O Airbus A220 da Air Canada pousou em segurança pela pista 12R, e imediatamente após o pouso, as equipes de atendimento em emergência como o Corpo de Bombeiros de Aeródromo realizou uma verificação na parte externa da aeronave antes permitir o táxi até o terminal.

De acordo com a Simple Flying, a companhia ainda ainda não se posicionou sobre o incidente com sua aeronave. Um entusiasta da aviação estava no aeroporto no momento do pouso da aeronave e registrou em vídeo.

Este é o segundo caso de falha de motor em voo que um Airbus A220 da Air Canada sofre neste ano. A primeira ocorrência ocorreu no dia 15 de junho, com a aeronave C-GVUN. O Airbus A220 é equipado com dois motores Pratt & Whitney PW1524G.

Problemas no motor Pratt & Whitney do A220 levaram a companhia aérea Air Tanzania a suspender voos com sua frota de quatro aeronaves Airbus A220, ocasionando uma nova diretiva da FAA para o modelo.

“Um desligamento não comandado do motor duplo após o pouso, resultando em capacidade de frenagem comprometida devido à perda de potência do motor e dos sistemas hidráulicos. A condição insegura, se não for tratada, pode resultar em uma excursão na pista”, disse a FAA em sua diretiva.

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.