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Motor usado pelo KC-390, V2500 é testado com combustível sustentável

Embraer KC-390 - C-390 - Millennium da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno.

O motor turbofan V2500 demonstrou com sucesso o seu funcionamento usando 100% de Combustível e Aviação Sustentável (SAF). Fabricado pela International Aero Engines (IAE), o motor é usado pelo cargueiro militar C-390 da Embraer e jatos da família A320ceo da Airbus.

Durante os testes, conduzidos na sede da MTU Maintenance na Alemanha, o motor a jato funcionou alimentado por um querosene parafínico sintético, 100% produzido a partir de ácidos graxo Chamado de HEFA SPK, o combustível sustentável foi fornecido pela Neste. 

O HEFA-SPK é fabricado através do hidrotratamento de matérias-primas renováveis, como óleos ou gorduras residuais, sendo uma alternativa sustentável proeminente aos combustíveis convencionais para aviação.

“Este teste com 100% SAF demonstra que os motores V2500 podem continuar contribuindo para tornar a aviação mais sustentável nas próximas décadas”, disse a presidente da IAE AG e vice-presidente de motores comerciais da Pratt & Whitney, Kim Kinsley. “A IAE reconhece nosso importante papel no apoio à meta da indústria de atingir zero emissões líquidas de CO2 até 2050. Prevemos que a maioria de nossas oito sedes de manutenção estarão preparadas para usar SAF em seus operações nos próximos anos.”

IAE testou com sucesso o motor a jato V2500 com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Foto: RTX/Divulgação.
IAE testou com sucesso o motor a jato V2500 com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Foto: RTX/Divulgação.

Presente em quase 3000 aeronaves, o V2500 é uma das opções de motores para A320 da série CEO (current engine option). Também é usado para o jato de passageiros McDonnell Douglas/Boeing MD-90.

Em 2011, a Embraer definiu o V2500-E5 para o jato de transporte militar KC-390 Millennium. Desenvolvido para substituir o C-130 Hércules da Lockheed, o C-390 está em uso com as forças aéreas do Brasil e Portugal e foi selecionado pela Holanda, Hungria, República Tcheca, Áustria e Coreia do Sul

Segundo a IAE, o V2500 é o motor mais eficiente em sua classe, com até 3% de vantagem no consumo de combustível e nas emissões em relação aos motores da geração anterior, resultando em economia significativa de combustível e emissões mais baixas. O turbofan já recebeu aprovação para voar usando mistura de 50% de SAF com combustível convencional.  

A IAE é um consórcio multinacional composto pela Pratt & Whitney, uma empresa RTX, Pratt & Whitney Aero Engines International, Japanese Aero Engines Corporation e MTU Aero Engines AG.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeronaves, Notícias, Outros

Tags: C-390, KC-390, motor, V2500