Foto - Aeroporto de Brasília/Inframerica

O relatório de Conjuntura do Setor Aéreo, produzido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), mostra que 215 milhões de viajantes passaram pelos aeroportos brasileiros em 2018, considerando voos regulares, não regulares, domésticos e internacionais.

A variação entre 2017 e 2018 foi equivalente a 8,8 milhões de novos passageiros, o que representa uma oscilação positiva de 4,3%. De acordo com o relatório, a previsão para o setor é de continuidade no crescimento após a retração registrada em 2016.

A respeito da movimentação de cargas aéreas, foi registrado, entre janeiro e dezembro de 2018, alta de 14,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O mercado doméstico e internacional obteve aumento de 13,2% e 14,5%, respectivamente.

Em relação às companhias aéreas, a Avianca foi a empresa que apresentou o maior crescimento relativo no último ano, com uma variação de 9% na movimentação de passageiros pagantes.

Em termos absolutos, a Gol foi a companhia de maior influência sobre a movimentação de passageiros a nível nacional, registrando 1,1 milhão de novos viajante – um crescimento de de 30,4 milhões para 31,5 milhões.

 

Via – Ministério da Infraestrutura