A fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth fabricou o último F-16, sim vocês não leram errado a fábrica no Texas não irá mais fabricar o lendário Falcon, no lugar do versátil monomotor norte americano o espaço da fábrica será destinado para a construção das aeronaves Lookheed F-35, que já ocupam uma boa parcela da fábrica de Fort Worth. O último F-16 deixou a fábrica em 14 de Novembro e seguiu para a Força Aérea Iraquiana.

Mas esse não será o fim do F-16, pois haverá uma transferência de fabricas, os F-16 passarão a ser construídos na fabrica de Greenville, na Carolina do Sul, fabrica essa que está na produção do treinador T-50.

Apesar de ser um caça de quarta geração e o mundo da aviação militar estar caminhado para a quinta, a Lockheed e a USAF não pensam em parar de produzir o Falcon por agora, pois esse caça ainda representa um número considerável dentro da USAF e fora dela.

A exportação do F-16 não é das menores, países, como Israel, Venezuela, Polônia são alguns exemplos de vendas internacionais do F16. Outro exemplo que devem aumentar com a entrada do Bahrain que está em um acordo para a venda de 19 F16Vs em um total de US $ 2,78 bilhões, o que pode aumentar a produção do caça por parte da Lockheed Martin por volta de 2022.

Fonte: Flight Global