Advertisement

Museu conclui restauração de um dos aviões mais estranhos da Boeing

Restauradores do Museu Nacional da Força Aérea dos EUA concluíram renovação Boeing X-32. Foto: Divulgação.

A equipe de restauração do Museu Nacional da Força Aérea dos EUA finalizou a reforma de um dos aviões mais estranhos do seu inventário, o Boeing X-32. 

A organização, que tem um dos maiores acervos de aeronaves no mundo, anunciou no dia 08/12 a conclusão da restauração do jato, que levou três meses. Após o restauro, o antigo protótipo foi levado para o pátio para uma sessão de fotos. 

Nesta semana, o museu da USAF divulgou um vídeo com imagens e detalhes do X-32, antes e depois da renovação, que incluiu uma nova pintura, aplicação de novos adesivos, restauração do cockpit e trabalhos no motor e interior da fuselagem do avião. 

Com a conclusão dos trabalhos, o X-32 deixa o hangar de restauração e será levado ao salão principal, onde poderá ser visto de perto pelos visitantes.

O X-32 foi a resposta da Boeing ao projeto Joint Strike Fighter, conduzido no início dos anos 2000. O “peculiar” desenho da aeronave acabou sendo sua característica mais notável, rendendo inúmeros memes na internet e até mesmo a alcunha de um dos aviões mais feios do mundo.

A empresa de Seattle apresentou dois protótipos: o X-32A, de pouso e decolagem convencional, e o X-32B com capacidade VSTOL (pouso e decolagem curta/vertical). 

Durante as avaliações, os X-32 realizaram 144 voos de testes contra o X-35 da Lockheed Martin, que acabou sendo o vencedor do projeto, tornando-se o atual F-35 Lightning II. Em 2005, os aviões foram encaminhados para diferentes museus. 

Protótipo Boeing X-32 perdeu disputa para o X-35, atual F-35. Foto: Divulgação.
Protótipo Boeing X-32 perdeu disputa para o X-35, atual F-35. Foto: Divulgação.

O recém reformado X-32A foi doado ao Museu Nacional da Força Aérea, onde chegou a ficar exposto ao ar livre por um tempo, deteriorando as condições da aeronave. Já o X-32B foi transferido ao Museu Aeronaval de Patuxent River, onde também ficou exposto aos elementos e, por consequência, apresenta um mau estado de conservação. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, Museu, usaexport, X-32