Advertisement

Museu da Força Aérea dos EUA é danificado por possível tornado

Jato de treinamento T-33 Thunderbird foi umas das aeronaves danificadas pelo possível tornado que atingiu Museu da Força Aérea dos EUA. Foto: USAF.

Parte das instalações do Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), no estado de Ohio, foram seriamente danificadas pela suposta passagem de um tornado na manhã de quarta-feira (28). O fenômeno atingiu um portão, um hangar e pelo menos dois aviões de combate preservados também foram atingidos. 

Segundo o coronel Travis Pond, comandante da Base Aérea de Wright-Patterson onde fica o museu, a passagem do fenômeno não deixou feridos, mas os estragos na infraestrutura ainda estão sendo avaliados. Os danos se concentram no lado sul da Área B.

Segundo o oficial, os esforços se concentram na avaliação de danos e da segurança no local. “Não posso falar o suficiente sobre nossas forças de segurança, Corpo de Bombeiros e engenheiros civis pela sua resposta rápida e trabalho árduo para avaliar os danos e determinar um caminho a seguir para restaurar as operações o mais rápido possível”, disse o coronel em nota. 

Caça TF-104 Starfighter e hangar de restauração de aeronaves do museu foram severamente danificados.
Caça TF-104 Starfighter e hangar de restauração de aeronaves do museu foram severamente danificados. USAF/Divulgação.

O hangar de restauração 4 é um dos prédios mais danificados pelo tornado As imagens divulgadas pelo museu no Flickr mostram dois aviões danificados, um T-33 Thunderbird e um TF-104 Starfighter; também é possível ver um motor danificado no pátio em frente ao hangar, que é visto com portas e janelas quebradas.

O condado de Montgomery foi atingido por ventos fortes e chuvas intensas na quarta-feira, que derrubaram árvores, linhas de energia e danificaram casas na cidade Riverside, vizinha à base aérea. Autoridades confirmaram a passagem de um tornado no de Licking, distante cerca de duas horas de carro da base, embora o Serviço Meteorológico Nacional ainda apura se um tornado foi o real responsável pelos danos em Wright-Patterson e Riverside.

Construída em 1917, a base de Wright-Patterson fica a 16 km de Dayton e foi usada pelos pioneiros Irmãos Wright para testes de suas aeronaves. Hoje o local é controlado pelo Comando de Material da Força Aérea dos EUA e além de abrigar o museu aeroespacial (um dos maiores do mundo), também é sede para unidades do Exército, Fuzileiros Navais, Força Espacial, Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea, Laboratório de Pesquisa da Força Aérea e outras organizações importantes. 

Outras bases da USAF já sofreram danosa até mais graves por conta de eventos climáticos. Por isso o comando da Força Aérea tem explorado maneiras de integrar a resiliência climática em suas instalações e planos de engenharia, construindo infraestrutura projetada para lidar com a escalada dos sistemas climáticos. 

Com informações de Air & Space Forces Magazine 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Museu, Tornado, USAF