Advertisement

NASA quer enviar humanos à Lua, e concede contrato para construir cápsulas Orion

A NASA e a Lockheed Martin finalizaram um contrato para a produção e operações de seis missões da espaçonave Orion e a capacidade de encomendar até 12 cápsulas no total.

A cápsula Orion é a nave de exploração espacial da NASA que levará astronautas da Terra para a Lua e os trará em segurança para casa. A Lockheed Martin foi a principal contratada durante a fase de desenvolvimento do programa Orion.

“Este contrato mostra claramente o compromisso da NASA não apenas com Orion, mas também com Artemis e seu objetivo ousado de enviar humanos para a Lua nos próximos cinco anos”, disse Rick Ambrose, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Space. “Estamos igualmente comprometidos com a Orion e a Artemis e produzindo esses veículos com foco no custo, cronograma e sucesso da missão”.

O Contrato de Produção e Operações Orion (OPOC) da agência é um contato de entrega indefinida e quantidade indefinida para a NASA emitir uma taxa de custo mais incentivo e pedidos firmes de preço fixo. Inicialmente, a NASA encomendou três naves Orion para as missões Artemis III-V por US$ 2,7 bilhões. Então, no ano fiscal de 2022, a agência planeja encomendar três espaçonaves Orion adicionais para as missões Artemis VI-VIII por US$ 1,9 bilhão.

O OPOC obterá economias substanciais em comparação com os custos dos veículos construídos durante a fase de projeto, desenvolvimento, teste e avaliação (DDT&E).

Até seis espaçonaves Orion adicionais podem ser encomendadas sob o contrato IDIQ até 30 de setembro de 2030, aproveitando os dados de custo de produção das espaçonaves das seis missões anteriores para permitir os preços unitários mais baixos possíveis.

A primeira nave espacial entregue neste contrato, Artemis III, levará a primeira mulher e o próximo homem para a Lua em 2024, onde atracarão com o Gateway e finalmente pousarão na superfície usando um sistema de pouso lunar. A cápsula Orion é uma parte crítica do programa Artemis da agência para construir uma presença sustentável na superfície lunar e nos preparar para seguir para Marte.

Módulos e sistemas reutilizáveis da equipe Orion, uso de tecnologias avançadas de fabricação, compras em massa de materiais e componentes e uma cadência acelerada da missão contribuem para reduções consideráveis de custos nesses veículos de produção.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.