O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou, nos dias 2 e 3 de agosto, no litoral do Rio Grande do Norte, operações aéreas com a aeronave H-36 “Caracal”, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV – Esquadrão Falcão), da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
Esse foi o segundo exercício operativo de uma série de eventos programados entre a FAB e os Navios do ComGptPatNavNE para este ano. Na ocasião, foram realizados adestramentos que simularam uma evacuação médica aerotransportada por meio de içamento, pelo guincho da aeronave, a partir do convés do navio.
 
Os adestramentos contaram com a participação da Equipe de Manobra e Crache (EqMan) do navio e de militares das equipes do Esquadrão Falcão.
 
As operações contribuem para o comando e controle, a interoperabilidade e a proficiência entre as Forças Armadas, além de promoverem a manutenção do preparo da Equipe de Manobra e Crache para atuar em Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA