Foto - TAP/Divulgação

Empresas de Neeleman adquiriram a participação de 20% do HNA Group no consórcio Atlantic Gateway, que detém 45% do capital da TAP.

Uma das empresas que adquiriu uma participação na TAP foi a Azul Linhas Aéreas, através do grupo Azul S.A., com que teve participação de 45,45% na compra dos 20% que a HNA tinha no Atlantic Gateway. No total a empresa brasileira desembolsou cerca de US$ 25 milhões na negociação.

A empresa Global Airlines Ventures, LLC, de David Neeleman, comprou os 54,55% de participação do HNA Group na TAP.

Neeleman disse que “este reforço do seu investimento demonstra a confiança que os investidores privados têm no crescimento sustentado da TAP e na capacidade da gestão em continuar a implementar o plano estratégico delineado na privatização, implementando as medidas necessárias para continuar o processo de transformação da TAP numa empresa com padrões de excelência na indústria da aviação”.

Agora Neeleman tem uma participação indireta de 27% no capital total da TAP. Neeleman tem cerca de 40% do capital da Atlantic Gateway através do seu próprio nome e cerca de 11% através da Global Airlines, a sua participação através da Azul é indireta, visto que a empresa brasileira tem capital aberto e outros investidores no negócio, mas completa os 53,3% de participação no Atlantic Gateway.

Neeleman tem uma participação de 5,3% na Azul.