Dados revelados recentemente pela consultoria de aviação OAG apontam que a Airbus está começando a dominar o mercado de aviação, com seus aviões se destacando em número de minutos voados e voos programados.
A Airbus conseguiu um aumento no destaque das suas aeronaves nas operações das companhias aéreas, nesta década, e você pode conferir mais sobre essa ascensão da fabricante europeia abaixo.
Tabelas de TOP 10:
Tipo | Voos Programados | |
Família Airbus A320 | 12.752.758 | |
Família Boeing 737 | 10.478.659 | |
Embraer 170/195 | 2.609.361 | |
Bombardier CRJ | 2.196.217 | |
ATR42 / 72 | 1.708.257 | |
Traço 8 | 1.162.008 | |
Boeing 777 | 859.337 | |
Embraer 135/140/145 | 840.347 | |
Airbus A330 | 823.638 | |
Cessna | 788.761 |
Tipo de avião | Tempo de voo (minutos) | |
Família Airbus A320 | 1.772.333.624 | |
Família Boeing 737 | 1.507.650.968 | |
Boeing 777 | 356.503.016 | |
Embraer 170/195 | 281.601.340 | |
Airbus A330 | 262.570.358 | |
Boeing 787 | 236.694.903 | |
Bombardier CRJ | 212.808.560 | |
ATR 42/72 | 111.809.512 | |
Boeing 757 | 89.495.712 | |
Airbus A350 | 85.341.536 |
No campo dos Narrowbody
Em 2010, o Boeing 737 ainda estava no topo do ranking de aeronaves comerciais com base no número de voos programados e realizados.
Com 7.533.126 voos de passageiros, o Boeing 737 liderou o ranking, à frente da família Airbus A320 (incluindo também o A318, A319 e A321), que acumulou 6.577.349 voos em comparação.
Assim como hoje, o Boeing 737 e o Airbus A320 compunham a grande maioria dos voos de passageiros em geral. O terceiro colocado em 2010 foi o Canadair Regional Jet (CRJ), que tinha apenas 2.676.118 voos de passageiros em comparação.
Em 10 anos o cenário da aviação mudou bastante. Com o sucesso do A320neo, e as melhorias no antigo A320ceo, agora a família de aviões A320 lidera o ranking, com o Boeing 737 em segundo lugar.
Em 2019, a família de aviões Airbus A320 registrou 12.762.758 voos de passageiros. Já o Boeing 737 teve 10.478.659 voos em 2019.
Em 2010, a imagem das horas de voo por tipo era semelhante. O Boeing 737 foi o líder de mercado com 921.308.722 minutos de tempo de voo. Enquanto isso, a família Airbus A320 ficou em segundo lugar, com 853.238.299 minutos de tempo de vôo.
Avançando para 2019, a família Airbus A320 também ultrapassou o Boeing 737 em termos de tempo de voo.
Com 1.772.333.624 minutos no ar, a família de aviões Airbus A320 está novamente posicionada acima do Boeing 737, que possui um total de 1.507.650.968 minutos de voo.
O Boeing 737 é o avião de passageiros mais popular da história, entrando em serviço em 1967. Desde então, mais de 10.500 foram produzidos, mas muitos da família Classic e Original já estão aposentados, e os novos MAX ficaram boa parte de 2019 impedidos de voar.
Em comparação, o A320, não entrou em serviço até 1988. Com pouco mais de 10000 unidades produzidas, o Airbus A320 ainda está atrás do Boeing 737.
Aviões maiores – Widebody
Mesmo com a aposentadoria de diversos aviões como o Boeing 747 e o 767, a Boeing ainda continua forte devido ao sucesso anterior da família Boeing 777, e as entregas expressivas do 787 Dreamliner nesta década.
Isso permitiu que no campo dos widebody a Boeing fique na liderança em números de voos e horas voadas, com seus widebody, em relação a Airbus que tem como destaque o A330ceo/neo e o A350XWB, que iniciou suas primeiras entregas em 2015.
Na tabela dos voos programados o Airbus A330 é o único wide da Airbus que aparece no top 10, já na tabela de minutos em voo a Airbus tem destaque com o A350 e o A330.
Na próxima década vamos ter um aumento do protagonismo da Airbus no campo dos aviões widebody, mas este não deve superar a Boeing, que ainda tem aviões Boeing 787 na carteira de pedidos que serão entregues, e vários do modelo 777 em atividade, enquanto a Airbus encontra dificuldades para achar novas encomendas para o A330neo, e vai enfrentar na próxima década a aposentadoria do A380 em várias companhias.
Via – View From The Wing
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.