A gigante de defesa dos Estados Unidos, Northrop Grumman, vai adquirir a fabricante de motores de foguetes Orbital ATK por US$ 9,2 bilhões. O acordo de compra foi anunciado hoje, e deverá ser concluído até o final do segundo trimestre de 2018.

A finalidade da Northrop em adquirir a Orbital ATK é ampliar ainda mais seu portfólio para sistemas de defesas e, principalmente, reforçar sua presença no mercado espacial, através dos pequenos lançadores e satélites, essa tecnologia também poderá se estender para o setor de defesa através de mísseis avançados.

Esse acordo também representa uma vitória para a Northrop, que amplia sua presença no mercado, que já foi reforçada depois de ganhar o contrato para o desenvolvimento e produção do novo bombardeiro B-21, concorrendo com a Boeing e Lockheed.

A Northrop está trabalhando em um sistema para desenvolver a capacidade da empresa no lançamento de satélites, focando especificamente em construir, lançar e operar satélites militares e científicos altamente sofisticados. Esse projeto tem ajuda da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA.

A adição da ATK Orbital dará à Northrop uma capacidade para lançar pequenas e médias cargas espaciais. Além disso a ATK Orbital já trabalha com estruturas em materiais compostos, tal componente é usado para construir aeronaves avançadas, como o Boeing 787.