Advertisement

Northrop Grumman testa com sucesso motor scramjet

A Northrop Grumman fez um teste de solo no motor scramjet, o teste aconteceu no Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL), com ajuda da equipe do Centro de Testes da Força Aérea na Base Aérea de Arnold, no Tennessee.

Ao todo foram mais de 30 minutos de teste, onde por meio de simulação houveram velocidades acima de Mach 4.

“A AFRL, em conjunto com o Arnold Engineering Development Complex (AEDC) e a Northrop Grumman, alcançou mais de 13.000 libras-força (57,8kN) de um motor scramjet durante testes na Arnold AFB”, diz Todd Barhorst, engenheiro aeronáutico da AFRL e líder do Medium Programa Scale Critical Components.

O motor scramjet é bem similar ao usado no famoso veículo hipersônico X-51A Waverider, é turbojato e tem tamanho convencional.

“O plano para um motor de respiração aérea hipersônico maior e mais rápido foi estabelecido há 10 anos durante o programa de testes X-51, quando a Força Aérea reconheceu a necessidade de ultrapassar os limites da pesquisa hipersônica”, disse Barhorst.

“Um novo motor com 10 vezes o fluxo do X-51 permitiria uma nova classe de veículos scramjet”, completa.

O planejamento é que se supere as marcas alcançadas com o motor scramjet do X-51A, que produziu apenas 500-1.000 libras por impulso.

A busca por maiores velocidades em aeronaves e em armamentos é um dos focos das grandes potências e isso no cenário de combate pode ter uma grande vantagem em resposta ao inimigo.

 

Fonte de apoio: Flight Global

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.