Nova versão de caça naval chinês pode sinalizar interesse da China em uso de catapultas em seus porta-aviões

Caça naval chinês J-15T- Foto: SCREENCAP DE TV CHINESA

Fotos de uma nova versão do caça J-15 da China está circulando na internet. O caça em questão é um J-15T, que assim como o J-15 tradicional é baseado no russo SU-33 Flanker. 

O J-15 é a versão naval chinesa do caça naval russo SU-33. No entanto, o J-15T tem alguns diferenciais que indicam um interesse da China em ter no futuro porta-aviões com sistemas de catapulta.

Caça naval chinês J-15T- Foto: SCREENCAP DE TV CHINESA

A China, Rússia e Índia utilizam porta-aviões com uma rampa na proa, o que torna possível o voo dos caças (de fabricação russa) nestes porta-aviões. 

As fotos vazadas não mostram muitas coisas, tanto que foram feitos vídeos dos caças, mas estes foram rapidamente apagados.

As informações a respeito de equipamento militares da China não tem detalhes e na maioria da vezes nem são divulgados. Contudo, o site The Drive, disse que o J-15T fez um teste em 2016 decolando com uma catapulta eletromagnética.

O interessante é que os EUA vão utilizar esse sistema de catapultas eletromagnéticas na classe de porta-aviões Ford, a nova classe de super porta-aviões da Us Navy. Tanto que o primeiro exemplar da marinha dos EUA,  já está em fase de testes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA